A Polícia Federal deflagrou na última quinta-feira (24) a operação “Barulho do Xingu”, de combate à extração ilegal de minérios, na região conhecida como Volta Grande do Xingu, no município de Altamira.
Em nota divulgada neste sábado (26), a PF informou que foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, com objetivo de reprimir a atividade ilícita que vem degradando o meio ambiente local, em especial às margens do Rio Xingu, onde há indícios de garimpo ilegal de ouro.
Os mandados foram em áreas de garimpo, em funcionamento dentro de áreas de proteção da União. Os trabalhadores dos locais fugiram ao perceber a aproximação da Polícia Federal. Foram inutilizados e 22 motores usados na sucção da água para extração de ouro e uma balsa. A inutilização é prevista em lei, para os casos em que é inviável a retirada de equipamentos apreendidos, para que não voltem a ser usados pelo crime.
Além de degradar um terreno público, o garimpo polui o Rio Xingu, o que tem reflexo negativo direto às terras indígenas Trincheira Bacajá, Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu.