Em meio à mudança no ponto facultativo do Recírio anunciada pelo governo do Pará, o Arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, garantiu que o cronograma das festividades religiosas seguirá inalterado. A declaração ocorreu durante uma missa na sede episcopal, onde o líder religioso reafirmou a importância de preservar a tradição católica do Recírio, que marca o encerramento das celebrações do Círio de Nazaré.
A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) anunciou, na última semana, a transferência do ponto facultativo em homenagem ao Recírio e ao Dia do Servidor Público, de 28 de outubro para 1º de novembro. Contudo, Dom Alberto Taveira ressaltou que a alteração é restrita ao expediente de servidores públicos e não interfere na realização da celebração religiosa, que ocorrerá como previsto pela Arquidiocese de Belém.
O Arcebispo explicou que houve diálogo com representantes do governo para evitar confusões entre os fiéis, e frisou que a procissão do Recírio, marcada para segunda-feira (28), às 8h, saindo do Largo do Santuário de Nazaré, será mantida conforme o calendário da Igreja. A cerimônia é aguardada por milhares de devotos que participam da procissão de despedida da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, um momento tradicional de devoção que encerra oficialmente o Círio.
A expectativa é que a procissão reúna grande público, reafirmando a forte expressão da fé católica no Pará. As festividades em honra à padroeira são uma das manifestações religiosas mais importantes do estado, unindo moradores e visitantes em celebrações que ultrapassam o campo religioso e fazem parte da identidade cultural paraense.