David Santos Ferreira, 25, foi baleado na manhã de sábado (5) enquanto corria por uma rua em Ricardo de Albuquerque, na zona norte do Rio de Janeiro. O momento do disparo foi capturado em vídeo pelo próprio corredor, que filmava sua trajetória para compartilhar nas redes sociais. David foi atingido na perna durante uma troca de tiros entre a Polícia Militar e criminosos, que perseguiam um carro roubado.
O servidor público, que saíra de Nilópolis, na Baixada Fluminense, com destino à Vila da Penha para buscar o filho, relata o susto: “Estava fazendo exercício físico, uma coisa que é boa para a saúde, e nunca imaginei que seria baleado do nada”. David seguia seu trajeto quando, ao passar perto da estação de trem de Ricardo de Albuquerque, se deparou com a perseguição policial. Um carro da Polícia Militar trocava tiros com suspeitos em outro veículo.
Segundo ele, o caos aumentou após ser atingido. Em desespero, o jovem pediu ajuda a um mototaxista, que relutou inicialmente devido à desconfiança, mas acabou levando David à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da região. “Era um jovem negro baleado, e as pessoas achavam que eu estava envolvido na troca de tiros”, relatou. Ao chegar à UPA, o servidor também enfrentou receio por parte dos funcionários, que, inicialmente, temeram que ele fosse parte do confronto.
A Polícia Militar informou que a perseguição começou após receberem informações sobre um veículo roubado na Estrada Marechal Alencastro. Durante a ação, um dos policiais ficou ferido após a viatura colidir com outro veículo. Os criminosos conseguiram fugir em direção ao Complexo do Chapadão. No local, a entrada de David na unidade de saúde foi confirmada pelos agentes, e a vítima relatou que estava na Avenida Nazaré quando foi atingida.
David, que estava sem documentos por estar correndo apenas com o celular, decidiu filmar e compartilhar nas redes sociais para tranquilizar a família. Ele foi atendido na UPA, e o projétil foi removido de sua perna. O caso está sendo investigado pela 31ª DP (Ricardo de Albuquerque), que busca esclarecer a origem do disparo que atingiu a vítima.
Com informações de UOL e Revista Fórum