Parece que “The Life of Jesus”, de Martin Scorsese, está definitivamente acontecendo. A produção começará no outono, provavelmente em outubro.
Posso confirmar a participação de Andrew Garfield no projeto, mas a inclusão de Miles Teller ainda é incerta. O filme, ambientado principalmente nos dias atuais, será filmado na Itália, Egito e Israel.
Scorsese está financiando “The Life of Jesus” de forma independente, baseado no livro de Shūsaku Endō de 1973. Este projeto é um dos menos custosos de Scorsese em muito tempo. Nos últimos 25 anos, ele tem comandado grandes produções de estúdio, mas este filme será muito mais intimista.
Scorsese descreve o projeto como um filme de aproximadamente 80 minutos que se concentrará nos “ensinamentos centrais de Jesus de uma forma que explora os princípios, mas não faz proselitismo”. Ele acrescenta: “É uma espécie de filme, mas não será uma narrativa direta, nem um documentário; será uma combinação de coisas.”
O roteiro foi concluído em colaboração com o crítico e cineasta Kent Jones. O filme será ambientado, em grande parte, nos dias atuais, embora Scorsese queira que pareça atemporal. Ele afirma: “Estou tentando encontrar uma nova maneira de torná-lo mais acessível e tirar o ônus negativo que tem sido associado à religião organizada.”
Em julho passado, Scorsese mencionou que há anos queria fazer um filme sobre a vida de Cristo. Ele pensou em fazer um nos anos 70, em 16mm preto e branco, mas desistiu após ver “O Evangelho Segundo São Mateus”, de Pasolini.
Antes de embarcar em “The Life of Jesus”, Scorsese foi recentemente à Itália para filmar seu documentário sobre antigos naufrágios na Sicília.