Na última terça-feira (19), o bairro Esperança, em Santarém, oeste do Pará, foi palco de um tumulto que envolveu um suspeito de furto de motocicleta, populares e forças policiais. O incidente terminou em uma baita confusão quando o indivíduo foi levado para o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), após ter sido agredido por moradores da região sob acusação de roubo do veículo.
De acordo com relatos de testemunhas à polícia, o suspeito teria furtado a motocicleta e a abandonado em uma residência antes de ser detido por um grupo de pessoas. Após sua captura, ele foi amarrado pelos moradores até a chegada das autoridades policiais. No entanto, o suspeito conseguiu escapar e se refugiar no telhado de uma casa em construção, onde foi encontrado pelos policiais cercado por moradores.
A situação se intensificou quando os agentes policiais tentaram negociar a rendição pacífica do suspeito, que se recusou e tentou confrontá-los, resultando em disparos de advertência para controlar a situação. Após uma negociação prolongada, o suspeito foi finalmente retirado do telhado e detido, enquanto durante o tumulto um dos policiais acabou ferido por um objeto lançado.
Tanto o suspeito quanto o policial ferido foram encaminhados para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A polícia está conduzindo investigações para esclarecer se o suspeito estava realmente envolvido em atividades ilícitas relacionadas à motocicleta.
No entanto, o desfecho do incidente teve uma reviravolta quando o suspeito, ao ser levado para o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, foi descoberto como paciente psiquiátrico e teve um surto psicótico dentro da unidade, resultando em danos à estrutura física. O coordenador do Samu relatou que o homem tentou fazer uma enfermeira refém, mas foi contido e sedado pela equipe médica.