Moradores do Distrito de Outeiro, em Belém, registraram o momento que precisaram do Totem de Segurança, implantado pelo Governo do Pará, mas o equipamento não funcionou, frustrando os populares que esperavam algum tipo de ajuda da novidade.
O caso ocorreu na Praia Grande do Outeiro, neste domingo (10), quando populares perceberam que um homem em situação de rua estava passando mal, apresentando sinais de infarto. Os populares chegaram a acionar os bombeiros que trabalhavam de salva-vidas, que teriam informado não poder ajudar.
Diante do desespero, foram até o totem e apertaram no ‘botão do pânico”, que deveria permitir ao usuário interagir, em tempo real, com o agente de segurança que está respondendo pelo chamado no Centro de Operações Integradas da SEGUP, o Ciop. No entanto, o chamado não funcionou, mesmo após inúmeras tentativas, como é possível ver no vídeo divulgado pela página Outeiro News.
Os populares, preocupados com o homem que ia de mal a pior, resolveram assumir o dever das autoridades e levaram o senhor por conta própria até o hospital mais próximo, onde ele foi socorrido.
Segundo informações, mais de 50 aparelhos já foram disponibilizados ao governo do Pará, totalizando um investimento de mais de 9 milhões. No entanto, a falha apresentada preocupa e, através das redes sociais, moradores do distrito dizem que se sentem enganados.
Veja: