No último dia 28, durante o 22º Congresso de Adolescentes da Igreja Assembleia de Deus em Caruaru, agreste de Pernambuco, o pastor Ailton Junior provocou uma intensa controvérsia ao condenar o gesto conhecido como “coração de Dorama”. O vídeo do sermão, que se tornou viral nas redes sociais, revela a reação surpresa e o desconforto dos jovens presentes na plateia.
No discurso, o líder religioso vinculou o gesto popular entre os jovens à androginia, condenando-o veementemente. “Não façam mais o coração de Dorama nos púlpitos da igreja para tirar fotos. Vocês sabem o que é dorama? Quem aqui sabe o que é Dorama? Defesa da androginia! Não há definição de macho, nem fêmea. E todo mundo fazendo o sinal de Dorama porque são ignorantes”, afirmou o pastor Ailton Junior.
Em outra parte do sermão, Pastor Ailton Junior relacionou a prática de assistir Doramas e outras séries de TV a uma familiaridade crescente com o mal. “Quando você assiste Doramas e outras séries da TV, de morte, de ‘vampiragem’, e de tantas desgraças que há, você está se acostumando com a forma como o diabo age”, alertou.
Entre membros da comunidade da Assembleia de Deus e nas redes sociais tem havido intensos debates sobre as proibições religiosas propostas pelo pastor. O vídeo rapidamente alcançou milhões de visualizações, destacando-se as reações dos jovens que se sentiram atingidos pela mensagem do líder religioso.
Um internauta comentou nas redes sociais: “Esse cara nunca assistiu um dorama, porque, além do tipo e cor de pele que todos têm, os papéis de gênero são bem definidos”. Comentou um internauta nas redes sociais, reclamando da total iguinorância do pastor sobre essas séries asiáticas.
A palavra “dorama”, originada do japonês, foi incluída no vocabulário da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2023. A definição publicada nas redes sociais da ABL esclarece que se trata de uma obra audiovisual de ficção em formato de série, produzida no leste e sudeste da Ásia, com elenco local e no idioma do país de origem. (Do Ver-o-Fato, com infoamções de G1 Caruaru e portal BOL)
Veja o momento do vídeo com a pregação do pastor contra os doramas: