Uma série de roubos, arrombamentos de residências e furtos de bicicletas, eletrodomésticos e outros objetos de valor vem ocorrendo já há algum tempo, nos bairros do Marco e Curió-Utinga, em Belém, tirando a tranquilidade dos moradores, devido à ousadia dos bandidos, que agem de cara limpa, sem medo de ser filmados.
Os últimos casos de roubos ocorreram na travessa Perebebuí, a poucos metros da Delegacia da Polícia Civil do Marco, onde bandidos, incluindo duas mulheres, invadiram duas residências e levaram uma bicicleta de corrida, ferramentas e uma televisão.
Os boletins de ocorrência foram registrados na própria delegacia, mas até o momento não se tem notícias de que alguma investigação foi feita ou se algum suspeito foi identificado. Moradores reclamam da falta de empenho dos policiais em sair atrás dos ladrões.
O caso mais recente aconteceu no feriado da última terça-feira (15), quando uma mulher conseguiu entrar em uma residência que também funciona como comércio e depois de passar quase cinco minutos escolhendo o que roubar, levou uma televisão de 32 polegadas, na maior tranquilidade possível. A câmera de segurança da casa filmou a ladra em ação.
Dias antes, na mesma travessa Perebebuí, a duas casas do local do roubo anterior, um homem e uma mulher (que também pode ser um travesti, segundo moradores), arrombaram um portão de ferro da garagem de uma residência e roubaram uma bicicleta de corrida de alto valor.
Eles chegaram a ser vistos pela dona da casa, mas conseguiram fugir O dono da residência disse que a dupla é audaciosa e altamente perigosa, uma vez que conseguiu estourar um cadeado grande e reforçado, sem fazer muito barulho.
“O nosso medo agora é que eles podem arrombar qualquer casa ou comércio e fazer o que quiserem com os moradores, porque a polícia não faz nada para prendê-los. A gente já não consegue dormir direito, com medo deles voltarem, mesmo reforçando a segurança”, desabafou o dono da casa arrombada.
Na semana anterior, uma residência localizada na passagem Elvira, no Curió-Utinga, foi arrombada por um homem, que também roubou uma bicicleta cara. Moradores relataram que as ocorrências de roubos, inclusive a mão armada, estão aumentando no bairro.
“A gente chama a Polícia Militar, pedindo socorro, mas é muito difícil aparecer alguma viatura para nos socorrer. Eles (policiais) preferem ficar protegendo os comércios e bares, enquanto os moradores ficam desprotegidos”, disse uma moradora que terá a identidade preservada.
Veja o vídeo de uma ladra em ação no Marco: