O conceito de flores, cultivado há milhares de anos, está profundamente ligado a inúmeras tradições culturais. Em várias regiões do mundo, desde as poeirentas planícies africanas até aos verdejantes pastos da Ásia, os arranjos florais têm determinados significados. Hoje, vamos explorar a extravagância das tradições florais em todo o mundo – venha conosco visitar os sete cantos únicos do mundo!
Tradições florais
Há muitas tradições associadas à oferta de flores; cada nação tem uma interpretação autêntica de cada flor e do seu significado numa determinada situação. Por isso, quando optar por enviar uma composição floral no estrangeiro, tenha em atenção as potenciais consequências: escolher o ramo errado pode facilmente colocá-lo numa situação desconfortável. Para evitar erros no envio do seu bouquet, pode contactar o serviço de entrega de bouquets da Flowwow Brasil para esclarecer qualquer informação relativa à encomenda de bouquets de flores sem quebrar a tradição.
Simbolismo das flores
As flores mais populares são as mesmas na maioria dos países, o que significa que as rosas, as peônias e as orquídeas são as escolhas mais seguras que nunca deixam de impressionar o destinatário: estas últimas representam universalmente a beleza e o encanto e serão um presente maravilhoso em quase todo o mundo. Para a entrega de orquídeas, Londres é o local ideal, com os seus serviços de alta qualidade; é preferível encomendar a entrega (em vez de transportar as flores você mesmo), pois garante que as orquídeas são recebidas em excelente estado.
Na África do Sul, o Natal precisa de flores
Sob o sol escaldante das planícies desérticas sul-africanas, este feriado de Dezembro – tradicionalmente gelado – é celebrado de forma diferente daquela a que a maioria de nós está habituada. As flores desempenham um papel importante durante o Natal, sendo oferecidas como presentes e utilizadas como decorações vibrantes. As suaves hortênsias, que florescem nesta altura do ano, são uma visão comum nas casas locais.
No México, celebre a vida com mal-me-quer
Uma deslumbrante festa mexicana que justapõe a vida e a morte numa celebração exuberante não fica completa sem os malmequeres, semelhantes ao sol: estas flores amarelas e cor-de-laranja são um elemento básico do Dia de Los Muertos, o Dia dos Mortos. De acordo com a tradição, os tons brilhantes e a fragrância doce guiam os espíritos para as suas casas – por isso, não se surpreenda ao ver as ruas do México a afogarem-se em miríades destas flores.
No Brasil, as flores são ‘coisa de mulher’
Lar de inúmeras festas e carnavais, o Brasil é o único lugar do mundo onde as flores são sempre um presente incrível. Este amor avassalador manifesta-se nas tradições quotidianas do Brasil: é um gesto doce e honroso levar um ramo de gerberas à anfitriã quando se visita a casa de uma família, pois demonstra que se está a apreciar a sua hospitalidade. É claro que os arranjos florais também são habitualmente oferecidos às mulheres nos feriados e celebrações – quanto mais cor, melhor!
Na Rússia, conte as suas rosas
Na maior parte do mundo, um arranjo com dez rosas é susceptível de ser interpretado como “Seja meu”. No entanto, na Rússia, teria um significado muito diferente, uma vez que os ramos com um número par de flores representam o luto e a simpatia pela família enlutada. Por este motivo, lembre-se de escolher um número ímpar de hastes quando enviar um ramo como presente ou surpresa de Natal.
Na Ásia, evite plantas em vaso
Os países da Ásia são bem conhecidos pela desaprovação das pessoas em relação às plantas em vaso como presentes adequados. Muitas culturas argumentariam contra esta noção, mas quando estiver em Roma, faça como os romanos – esqueça os vasos de flores como prendas de boas-vindas. Em vez disso, opte por flores em cestos e caixas; simples ramos de flores também seriam suficientes.
Na China, procure um bambu da sorte
Símbolo de sorte, prosperidade e estabilidade financeira, o bambu é adorado pelos chineses. O bambu da sorte é, sem dúvida, o favorito de todos: pode ser oferecido sozinho ou em combinação com amuletos e fitas para realçar o seu significado simbólico. O bambu da sorte pode até ser decorado com amendoins, que tradicionalmente representam o crescimento contínuo e a vida saudável.
No Japão, lembre-se do Dia da Cerejeira em Flor
A Primavera no Japão tem tudo a ver com a sakura, ou flor de cerejeira. Quando as árvores florescem com delicadas flores cor-de-rosa, a atmosfera primaveril começa finalmente a instalar-se. Esta época do ano é particularmente adequada para desfrutar do clima quente e enviar flores aos seus entes queridos. Para um significado mais profundo por detrás das diferentes variedades de sakura, consulte Hanakotoba, uma linguagem floral única preferida pelos japoneses.
PERGUNTAS FREQUENTES:
Quais são os feriados mais movimentados para as lojas de flores?
O Dia dos Namorados, o Dia da Mãe e a Páscoa são os eventos mais importantes para oferecer buquês, quando as lojas de flores estão cheias até à borda com inúmeros clientes. Para evitar a loucura dos feriados, sugerimos que compre as flores com antecedência.
O que é que as flores simbolizam nas diferentes culturas?
O conceito de uma “linguagem floral” é popular entre muitas nações, mas os significados por detrás de algumas flores diferem drasticamente. Enquanto as margaridas de florista são reconhecidas como símbolos de amizade e felicidade no mundo ocidental, no Japão, são colocadas em lápides. Um ramo de 20 rosas, fundamentalmente associado ao romance na maioria das culturas, é um presente de aniversário frequente para os jovens de 20 anos na Coreia. Neste sentido, tenha cuidado ao enviar flores brancas – na tradição asiática, estão associadas ao mundo espiritual, o que as torna um presente inadequado para a vida.
Onde é que começou a tradição de oferecer flores?
Para responder a esta pergunta, temos de recuar no tempo, até ao antigo império grego. Para os gregos, as flores representavam oferendas perfeitas para as deusas, que mais tarde se transformaram em presentes para as mulheres, destinados a exprimir a profundidade da ligação emocional.
Existe um dia nacional da flor?
A maioria dos países têm um dia nacional dedicado às flores. No Reino Unido, é dia 21 de Março – para os britânicos, este feriado comemora a chegada da Primavera.
Quais foram as tendências florais de 2023?
2023 assistiu ao regresso da palha e das flores silvestres aos arranjos florais, abraçando tudo o que é natural e orgânico. Outra tendência inspirou-nos a dar brilho e ousadia aos bouquets, incluindo tons mais vibrantes nos arranjos. Finalmente, o minimalismo também foi um grande sucesso para 2023, incentivando composições simples.