Em um evento extremamente raro, um tornado atingiu um iate, na costa da Sicília, na Itália, na madrugada desta segunda-feira (19). Segundo os relatos dos sobreviventes, o Tornado fez com que a embarcação virasse.
Uma das pessoas desaparecidas é o bilionário Mike Lynch, empresário britânico do ramo da tecnologia e conhecido como “o Bill Gates do Reino Unido”.
O luxuoso veleiro, conhecido por seu design inovador e status de referência no mercado náutico, foi encontrado a uma profundidade de 49 metros, segundo informações das equipes de resgate. O incidente ocorreu após a embarcação, que havia deixado o porto siciliano de Milazzo no dia 14 de agosto, ser rastreada pela última vez a leste de Palermo na noite de domingo (19), com o status de “ancorado”, conforme dados do aplicativo de rastreamento de embarcações Vesselfinder.
Uma das sobreviventes, identificada apenas como Charlotte, contou à imprensa italiana que o barco virou enquanto todos dormiam ao ser atingido pelo tornado. Ela afirmou que, por isso, acordou já dentro da água. Ainda assim, conseguiu sair da cabine e salvar sua filha, uma bebê de um ano.
Promotores na cidade de Termini Imerese, próxima a Palermo, abriram uma investigação para determinar as causas do naufrágio. A embarcação, construída em 2008 pela renomada fabricante Perini, é conhecida pelo mastro de 75 metros de altura, o mais alto do mundo feito de alumínio, segundo a fabricante. O iate, que já recebeu diversos prêmios por seu design e decoração de interiores, tinha capacidade para acomodar até 12 hóspedes em suas seis suítes, além de uma tripulação de dez pessoas.
O naufrágio de uma embarcação desse porte é considerado raro, mesmo em condições climáticas adversas, o que levanta questionamentos sobre o que poderia ter levado ao acidente. Autoridades britânicas já foram acionadas e, de acordo com um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, estão em contato com as autoridades locais, prontas para fornecer suporte consular aos cidadãos britânicos afetados pelo incidente.
A investigação continua em curso, enquanto as equipes de resgate trabalham para recuperar informações que possam esclarecer as circunstâncias do naufrágio dessa emblemática embarcação.