Uma espécie de golpe vem sendo compartilhado nas redes sociais com o intuito de conseguir viagens sem custo nos principais aplicativos de mobilidade urbana. A estratégia que consegue uma viagem de graça ou descontos, pode até bloquear permanentemente um motorista que trabalha na plataforma.
Um vídeo que está circulando nos grupos de motoristas por aplicativo mostra pessoas ensinando como efetuar a trapaça. Um homem, depois uma mulher, explicam que deve ser feita uma viagem e no momento da avaliação dar a pior nota, ou seja, apenas uma estrela. Além disso, o passageiro deve reportar que foi maltratado ou que o interior do veículo estava sujo.
Os motoristas acompanham o vídeo com revolta. “As viagens já estão escassas, gasolina cara, diminuição do lucro e agora ainda vamos ter que nos preocupar se seremos bloqueados por causa da mentira de alguns passsgeiros. Puro golpe”, disse um deles nas redes sociais.
Veja o vídeo relatando como o golpe funciona:
Alguns motoristas também praticaram trapaças
Nesse começo de mês de fevereiro, um golpe por parte de alguns motoristas por aplicativo vem causando diversas exclusões de contas e possíveis processos judiciais. A trapaça ainda é mal compreendida, mas alguns áudios que circulam pelas redes sociais explicam que tudo começou no Rio de Janeiro, onde passageiros, em parceria que com motoras mal intencionados, pedem corridas absurdas como, por exemplo, para Dubai, Paris, Pequim, Russia, enfim, qualquer país ou cidade bem longe.
As corridas resultam em valores astronômicos, como 10 mil reais. Mas ao embarcar, o passageiro muda a rota para bem perto, sendo que o valor continua fixo. Ou seja, uma corrida de 2 km pode sair por 10 mil reais, que é embolsado pelo motoristas e partilhado com o golpista que o ajudou, tendo que ser sacado antes da plataforma fazer a correção.
O golpe foi se espalhando por todo o Brasil e virou caso de polícia e diversas expulsões.
Veja um vídeo que mostra um pouco dos valores conseguidos:
Discussion about this post