A cidade de Mãe do Rio, no nordeste do Pará, foi palco durante a noite de ontem, 9, de uma significativa manifestação de solidariedade e clamor por paz. Moradores saíram às ruas em resposta ao atentado a bala que quase ceifou a vida da candidata à prefeitura, Lays do Sabá (PP). O ataque, que ocorreu enquanto Lays estava em seu veículo blindado, trouxe à tona o crescente clima de violência que assola o município e o estado.
O atentado aconteceu no domingo à noite, quando o carro da candidata, que estava acompanhado de seu esposo e de outro familiar, foi alvejado por disparos. Graças à blindagem do veículo, Lays e os ocupantes escaparam ilesos. As câmeras de segurança de um posto de combustível nas proximidades capturaram imagens de dois suspeitos em uma motocicleta, mas até o momento, os autores da tentativa de homicídio ainda não foram identificados.
A manifestação pacífica de ontem à noite, registrada em imagens enviadas ao portal Ver-o-Fato, contou com a participação de milhares de cidadãos, que ergueram cartazes e entoaram palavras de ordem em um forte protesto contra a violência que tem marcado a atual fase eleitoral.
A grande mobilização dos moradores evidenciou o desejo da comunidade por um retorno à tranquilidade e pelo fim das ameaças e agressões no cenário político local.
O caso segue sob investigação pelas autoridades para esclarecer todas as circunstâncias do atentado, suas motivações, autores e eventuais mandantes. A população e a candidata aguardam com ansiedade por avanços nas investigações e pela prisão dos criminosos, na esperança de que a justiça seja feita e de que um ambiente mais seguro seja restaurado.
A resposta rápida e organizada da comunidade de Mãe do Rio reflete o forte desejo de combater a impunidade e assegurar que tais atos de violência não permaneçam sem resposta. As autoridades são convocadas a intensificar seus esforços para garantir que os responsáveis por este ataque sejam levados à justiça, e que a segurança e a integridade do processo eleitoral sejam preservadas.
A manifestação pacífica também serve como lição de que, apesar da violência, a sociedade se mantém unida em sua luta por justiça e segurança.
VÍDEO MANIFESTAÇÃO
Com cartazes e gritos de paz, a manifestação mobilizou milhares de moradores de Mãe do Rio, após o atentado contra a candidata Lays do Sabá