Um vídeo chocante que viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (25) expõe o major da Polícia Militar do Pará, José Rogério de Holanda, agredindo a própria mãe durante uma discussão na residência da família, no bairro da Pedreira, em Belém. Segundo fontes da equipe de reportagem do Portal Ver-o-Fato, o major passou a ser alvo da Corregedoria da PM, que deve abrir procedimento contra ele.
No início das imagens, Rogério discute com a mãe e a questiona sobre supostamente ter agredido seu cachorro. Em seguida, ele dá um tapa no celular que gravava a cena, derrubando o aparelho no chão. A mulher tenta recuperar o telefone, mas é novamente atacada verbalmente pelo major, que diz:
“Quem filma polícia é vagabundo”. Em outro momento, ele ameaça: “Eu vou jogar esse celular na piscina”.
O pai do policial tenta intervir, mas também é empurrado. O major ainda joga o celular da mãe novamente no chão e ameaça: “Não me filma. Todo mundo que me filma leva porrada. Quem filma polícia é vagabundo. Tu vai me filmar? Vou jogar esse celular na piscina. Tu vai filmar? Tu vai se f*der”, diz, antes de empurrá-la contra a parede.
Além do episódio de violência doméstica, o major José Rogério já está envolvido em outro caso polêmico. No dia 19 de fevereiro deste ano, ele retirou seu filho da escola sem autorização, mantendo a criança sob sua guarda, contrariando uma decisão judicial que garante o direito de convivência da criança com a mãe, sua ex-esposa. O caso foi registrado pelo site Uruá Tapera, da jornalista Franssinete Florenzano.
A Justiça determinou, no dia 28 de fevereiro, que o militar devolvesse o filho e seus pertences em até 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, limitada a R$ 10 mil, além de possível mandado de busca e apreensão.
Mesmo após a ordem judicial, o major não cumpriu a determinação até o dia 7 de março. O caso foi levado ao Ministério Público do Pará e à própria Polícia Militar, que já foram oficialmente informados da situação.
Até o momento, a Polícia Militar do Pará e demais órgãos competentes não se manifestaram oficialmente sobre os desdobramentos dos casos.
A equipe de reportagem do Portal Ver-o-Fato procurou o major Holanda para que ele apresentasse sua versão do episódio que viralizou nas redes sociais. Mensagem foi enviada ao Whatsaap dele. Até o momento, ele se manifestou. O espaço está aberto ao militar.
Atualização: o major atua na Casa Civil do governo estadual. Nesta quinta-feira, o governador assinou portaria, autorizando viagem do major Holanda para Portugal. Veja, abaixo:

VEJA AS IMAGENS: