O jornalista Breendo Teixeira, natural de Manaus (AM), virou alvo de críticas nas redes sociais após publicar uma série de vídeos com declarações consideradas ofensivas e xenofóbicas contra o povo paraense e a cidade de Belém. A repercussão negativa do caso levou à sua demissão da TV Diário, emissora amazonense onde trabalhava como repórter.
Nos vídeos divulgados durante o final de semana em seus stories, Breendo criticou duramente a estrutura do Aeroporto Internacional de Belém e fez comentários pejorativos sobre os habitantes do estado vizinho. “Bom dia, bom dia, bom dia. Já estamos aqui nesse aeroporto horrendo, gente, o aeroporto de Belém. É ridículo. Parece os paraenses: feio e pobre. E a gente tá voltando pra Manaus, acho que a gente não aguenta mais essa cidade. É feia, cidade fedorenta, cheirando a paraense”, declarou o jornalista em tom de deboche.
A fala gerou forte reação de internautas, ativistas e personalidades paraenses, que denunciaram o discurso como xenofóbico e discriminatório, especialmente vindo de alguém da própria região Norte. Em meio à avalanche de críticas, Breendo usou suas redes sociais na tarde desta terça-feira (1º) para publicar um vídeo com um pedido de desculpas.
“Quero primeiro me desculpar com todo mundo pelo comentário. Dizer que alguém é feio ou pobre não me torna mais bonito ou mais rico. Nunca disse que sou rico, inclusive. A intenção era polemizar sobre isso, não sobre o povo paraense. Tenho vários amigos e família no Pará. Me desculpem novamente”, declarou.
O jornalista também pediu que eventuais críticas ou ofensas sejam direcionadas apenas a ele, e não a seus amigos, familiares ou ao companheiro. “Vocês têm liberdade para comentar o que quiserem, inclusive os comentários homofóbicos, racistas e misóginos que estou recebendo. Mas peço: não ataquem pessoas que não têm nada a ver com isso. Eu sou um homem de 26 anos e respondo pelos meus atos”, concluiu.
Diante da repercussão do caso, a TV Diário do Amazonas anunciou oficialmente o desligamento do jornalista. Em nota, a emissora afirmou:
“Repudiamos veementemente a manifestação preconceituosa contra os irmãos nortistas do estado do Pará. A TV Diário é comprometida com a ética, a diversidade e o combate a toda forma de discriminação.”