A redução da tração animal é um problema ainda não resolvido e ainda bastante presente na paisagem urbana de Belém. Em 2018 foi aprovado e sancionado um projeto de lei que visa minimizar, gradativamente, o uso de trabalho de animais em carroças na cidade.
Entretanto, passados alguns anos, a regulamentação dessa legislação é quase inexistente, o que acarreta frequentes denúncias sobre abandono e maus-tratos contra cavalos nesta cidade sem fiscalização.
O problema não é simples, mas uma das soluções, realizadas com êxito em algumas capitais, é a implementação de projetos de capacitação dos carroceiros, também incentivando o uso do chamado “cavalo de lata”, que são carroças feitas de lata, cuja tração ocorre como se fosse de uma bicicleta.
Esse tipo de projeto talvez impediria que uma cena registrada na Travessa Angustura com Rua Nova, na Pedreira, fosse tão frequente no dia a dia de Belém. Nas imagens é possível ver um cavalo transportando um grande número de objetos, que aparentam ser pesados, além de levar mais três pessoas na carroceria.
O vídeo está circulando pelas redes sociais e causando revolta nos comentários sobre as imagens.
Veja o vídeo: