Garimpeiros ilegais estão sendo acusados de invadirem o Território Indígena Xipaya, localizado no município de Altamira, na Região do Xingu, sudeste paraense, para retirar ouro. A denúncia foi feita pela cacique Juma Xipaya, através de um vídeo, em que ela pede ajuda às autoridades, pois teme pela segurança do povo indígena.
Segundo as denúncias, o território indígena foi invadido na tarde de ontem (14), quando os garimpeiros pararam balsas com dragas e máquinas no Rio Iriri, em frente à área da aldeia para instalar um garimpo ilegal. Eles teriam agido com violência ao serem indagados sobre o que estavam fazendo.
“Estão destruindo nosso território. Quando meu pai se aproximou para entender o que estava acontecendo, trataram meu pai com violência”, afirmou a cacique, no vídeo. Ela disse que teme que haja conflito entre indígenas e garimpeiros, pois lideranças das aldeias foram em direção à área onde os garimpeiros chegaram para proteger o território, mas quando surgiram no local, os garimpeiros se esconderam na mata.
” A gente está com muito medo que os índios) sejam recebidos de forma violenta, com armas. Acionei Funai, polícia, mas estamos com muito medo. É agora, não é amanhã ou depois, é agora, estão destruindo nosso território, não sabemos o tipo de armas que eles têm”, afirmou a cacique.
O Ministério Público Federal (MPF) informou que está acompanhando a situação e acionou os órgãos de fiscalização e segurança. Funai, Ibama, PF, PM, Força Nacional e ICMBio foram informados para tomarem medidas eficazes”, segundo o MPF informou em nota.
Veja o vídeo: