Circula pelas redes sociais um vídeo de protesto que é protagonizado por um agricultor de açaí. O vídeo teria sido gravado nos últimos dias, no município de Igarapé-Miri. Em tom de indignação, o homem reclama das atuais condições dos produtores que estariam sendo desfavorecidos com o baixo preço cobrado pelo fruto em paralelo com o alto custo de vida na região.
Quem costuma comprar o tradicional açaí em Belém, já deve ter percebido que os preços estão ficando mais em conta na maioria dos estabelecimentos de venda. Isso, geralmente, acontece devido a alta oferta do produto no período de safra, que ocorre de agosto até novembro no Estado do Pará.
Nesse contexto, o produtor aparece no vídeo reclamando que os atravessadores estariam pagando pouco pelo produto, o que rivaliza com o alto custo de vida no local. Ele chega a citar que a gasolina está sendo cobrada a 10 reais por litro na região. Também desabafa dizendo sobre uma realidade cada vez mais presente no Brasil: “o pobre não tem condições de comprar um quilo de carne”.
Enquanto protesta, ele joga o fruto para os porcos que cria. Um protesto estaria sendo organizado por produtores de açaí e promete fechar estradas para terem suas demandas atendidas.
Veja o vídeo: