Josmar Xavier, ex-presidente da Câmara de Piraúba, era alvo de denúncias por quebra de decoro parlamentar, assédio e intimidação funcional
O vereador Josmar Xavier (PSD), ex-presidente da Câmara Municipal de Piraúba, em Minas Gerais, renunciou ao mandato nesta sexta-feira (7/8), enquanto era alvo de um processo de cassação por suposta quebra de decoro parlamentar, assédio, intimidação funcional e abuso das condições de agente político.
A decisão foi comunicada pelo parlamentar durante o andamento do processo de cassação. Segundo Josmar, a renúncia ocorre para que ele possa priorizar cuidados com a própria saúde e o bem-estar de seus familiares.
Em sua manifestação, o agora ex-vereador afirmou que deixa o cargo com a consciência tranquila e destacou sua atuação política no município.
“Deixo o mandato com a consciência limpa, a serenidade de quem conhece a verdade de seus atos e a certeza de ter trabalhado intensamente pela população de Piraúba”, declarou.
Processo de cassação contra vereador
O processo de cassação de Josmar Xavier foi aberto em junho e recebeu o apoio de todos os vereadores da Câmara Municipal. Entre as acusações apresentadas contra o parlamentar estavam relatos de comentários considerados ofensivos e constrangedores direcionados a servidoras do Legislativo.
Um dos episódios citados na denúncia envolveu uma fala de Josmar durante um atendimento odontológico. Segundo o relato, o vereador teria feito um comentário de cunho sexual sobre uma servidora por causa da posição de um dente no céu da boca.
Outro episódio mencionado na denúncia envolve uma segunda servidora, que teria sido chamada pelo vereador de “boazuda”.
De acordo com a acusação apresentada na época por Thiago Crivellari, marido de uma das supostas vítimas, os episódios não seriam casos isolados.
“Não se trata de excessos verbais isolados, de ‘brincadeiras’ de mau gosto ou de meras faltas de urbanidade. Suas ações revelam padrão estável de humilhação pública, sexualização, deslegitimação de liderança feminina e intimidação funcional contra servidoras da Casa Legislativa”, afirmou Crivellari na denúncia.
Vereador estava no segundo mandato
Josmar Xavier estava em seu segundo mandato como vereador de Piraúba. Na eleição de 2020, quando ainda era filiado ao Podemos, recebeu 281 votos, o equivalente a 3,94% dos votos válidos.
Em 2024, já pelo PSD, foi reeleito com 261 votos, correspondentes a 3,32% do eleitorado.
Com a renúncia, Josmar deixa o cargo antes da conclusão do processo de cassação que estava em andamento na Câmara Municipal.
Com informações de Metrópoles















