Desaparecido desde a última terça-feira (13), quando foi visto pela última vez em Parauapebas, na Região Carajás, sudeste paraense, o vendedor de joias Edilson Pereira de Sousa foi encontrado morto nesta quinta-feira (15), dentro do rio Itacaiunas, em Marabá, a mais de 100 quilômetros de distância.
A Polícia Civil acompanha o caso e trabalha com duas linhas de investigação: homicídio ou latrocínio.
O corpo foi identificado por familiares da vítima, que estiveram no local e acompanharam todo o processo de remoção do cadáver. Antes do encontro do corpo boiando no rio, a polícia havia encontrado o veículo do vendedor, um Jeep Renegade, 1.8, cor preta, placas PRT 0643, de Goiânia-GO, registrado em nome de Luiz Felipe de Sousa Lima.
O carro foi encontrado, no último da 13, no Km 8 da Rodovia BR-230, a Transamazônica, na Estrada do Lixão, próximo de uma fábrica de postes, com manchas de sangue.
De acordo com parentes, que moram em Conceição do Araguaia, sul do Pará, o vendedor de joias estava morando em Parauapebas, mas mantinha um relacionamento amoroso com uma mulher de Marabá e costumava viajar para encontrar com ela.
Quando a polícia encontrou o carro da vítima, a chave estava no veículo, junto com a carteira de motorista do vendedor. No banco traseiro, havia muito sangue e uma faca. Há vestígios de que os criminosos tentaram incendiar o veículo, mas não conseguiram.
No carro, foram encontrados ainda 11 cheques cujos valores, somados, totalizam R$ 564.140,60, e documentos de Edilson Pereira de Souza. A namorada do vendedor também esteve no local e disse que quando soube que o veículo dele havia sido encontrado, ela estava trabalhando.
O Corpo de Bombeiros e o Centro de Perícias Renato Chaves foram acionados para fazer a remoção do corpo. Como o local é de difícil acesso, a equipe do Corpo de Bombeiros utilizou uma lancha para remover o cadáver.
O delegado Thiago Carneiro, que esteve no local, disse que inicialmente serão feitas investigações para identificar o instrumento que foi utilizado para matar a vítima e a real motivação para o crime, a fim de descobrir os autores do assassinato.
Discussion about this post