O corpo do jovem Henrique Cardoso dos Santos, de 18 anos, foi encontrado estirado à beira de uma rua de terra que dá acesso ao bairro Parque Ipê, na periferia de Uruará, na região do Xingu, sudoeste paraense.
Segundo moradores da área, o rapaz foi mais uma vítima da violência descontrolada que toma conta daquela cidade, onde a presença de criminosos é constante e a polícia pouco consegue fazer, inclusive por falta de apoio do governo do Pará.
De acordo com a ocorrência policial registrada na Delegacia da Polícia Civil local, o corpo do jovem foi encontrado por populares que passavam pela rua, a principal do bairro, perto da motocicleta que ele pilotava, com a cabeça coberta de sangue.
Conforme narraram os policiais, o cadáver apresentava fraturas na cabeça, provocadas provavelmente por pauladas e, próximo do corpo e da motocicleta que o rapaz pilotava, havia uma pedaço de galho de árvore machado de sangue, que tudo indica pode ter sido usado no homicídio, praticado possivelmente durante a madrugada de domingo.
Após os levantamentos na cena do crime, o corpo foi removido por uma funerária o necrotério do Hospital Municipal de Uruará, onde familiares identificaram a vítima. A equipe policial local tenta descobrir quem matou o jovem e por qual motivo.
Apesar das reclamações dos moradores por causa da precariedade da segurança pública na cidade, Uruará tem um representante na Assembleia Legislativa ligado ao governador Helder Barbalho (MDB), o ex-prefeito do município, deputado Eraldo Pimenta (MDB).
O que ele está fazendo junto a seu “mestre” político para amenizar o medo da população diante da sanha dos criminosos?