O UFC 260 acontecerá neste sábado, às 20h, em Las Vegas, a cidade que mais respira lutas no mundo. Irão se enfrentar na luta principal, o recordista no peso pesado (até 120kg) o americano com ascendência croata, Stipe Miocic, contra o assustador camaronês Francis Ngannou.
O evento, é claro, também conta com a presença de brasileiros. Thominhas Almeida, na categoria dos Galos (até 61kg), enfrenta o americano Sean O’Malley. Thominhas que tem 9 lutas pelo UFC (5 vitórias e 4 Derrota), vem de três revés consecutivos e mais uma derrota na organização poderá encerrar sua carreira no maior evento de lutas do mundo. O brasileiro entra no octógono como azarão contra o americano.
Outro brasileiro na noite deste sábado é Vicente Luque, que luta na categoria dos Meio-Médios (até 77kg). O brasileiro que na competição tem o cartel de 12 vitórias e 3 derrotas, vem em uma crescente, mas irá enfrentar uma lenda, e de uma lenda ninguém pode duvidar. Seu adversário é o ex-campeão Tyron Woodley, que dominou a categoria por quase 3 anos (2016 a 2019). Vicente é o favorito nas casas de apostas.
Luta principal
A luta principal irá mostrar quem é o homem mais violento do mundo. De um lado, Stipe Miocic, dono dos recordes de maior número de defesas de título, conquistas de bônus de performance e de golpes conectados, na história da categoria no Ultimate e é considerado por muitos, inclusive por seu adversário, o “GOAT” (Maior de Todos os Tempos).
“Sim, nós podemos concordar com isso. Ele tem mais defesas de título na divisão peso-pesado do UFC do que qualquer outro. Eu vou tentar mudar isso. Mas, por ora, sim, ele é (o GOAT dos pesos-pesados)”, admitiu o desafiante.
Já Francis Ngannou, dono da mão mais pesada do mundo, chega para a revanche, embalado por quatro vitórias consecutivas. O nocauteador camaronês atropelou, de forma brutal, Curtis Blaydes, Cain Velasquez, Júnior Cigano e Jairzinho Rozenstruik, respectivamente, todos pela via rápida, ainda no primeiro round. O camaronês realmente é assustador.
Stipe Miocic e Francis Ngannou já se enfrentaram anteriormente, em 2018, também com o cinturão dos pesos-pesados do UFC em jogo. Na ocasião, o americano saiu vitorioso após cinco rounds de disputa, na decisão unânime dos juízes, o americano saiu vitorioso.
Depois de vencer Ngannou, Miocic participou de uma trilogia épica contra Daniel Cormier, na qual foi derrotado no primeiro embate, mas se recuperou e venceu os dois confrontos seguintes. Mas dessa vez, prometeu que não haverá um terceiro encontro, em entrevista exclusiva ao canal combate.
“Não vai haver trilogia dessa vez porque vou ser o cara que vai sair com a mão erguida” .
O americano também comentou sobre sua evolução e de seu adversário, depois do ultimo confronto entre eles.
“É como enfrentar alguém novo, porque seu adversário melhorou e você melhorou. Você trabalha nos seus pontos fracos, no que pode fazer diferente desde a última luta. Há vários aspectos diferentes. Ele definitivamente melhorou, mas também melhorei (…). Olho mais para o quanto ele mudou hoje, porque o soco dele é o mesmo, mas com certeza melhorou o jogo de chão e o jiu-jítsu. Também acho que ele tentou melhorar ainda mais os socos e a trocação, mas nada que não tenha visto antes. Acho que ele vai vir pronto, aprendeu a lição na nossa última luta, vamos descobrir. Mas ouça, não vou a lugar nenhum. Ele vai descobrir muito rápido que eu não vou cair em dois minutos”.
No primeiro “reinado” de Miocic, ele defendeu o cinturão três vezes seguidas e bateu o recorde da categoria no quesito. Vindo de defesa contra Daniel Cormier, ele tenta iniciar um novo reinado emendando duas defesas seguidas. Stipe também comentou sobre isso.
“Tem sido ótimo, eu só queria que não tivesse perdido o título da primeira vez (risos), mas essas coisas acontecem e isso me fez um lutador e uma pessoa melhor. Acho que nada mudou, continuo melhorando sempre, sou como vinho: quanto mais velho melhor. Adoro quebrar recordes e por que não bater o meu próprio recorde de defesas?”.
O americano comentou também sobre seu treinamento durante a pandemia.
“Não afetou minha preparação porque treino em casa metade do tempo, e foi a melhor coisa que fiz. Acho que muitos treinadores gostaram também porque não precisavam se preocupar com outras pessoas. Parecia o clube do bolinha, nós passávamos o dia juntos, treinávamos, falávamos besteira. Mas treinamos também na academia, usando máscara e tudo”.
O UFC 260 também conta com uma grande expectativa por parte dos fãs de artes marciais. Jon Jones, número 1 do racking peso por peso, ex – lutador e ex- campeão da categoria dos Meio – Pesados (até 93kg), subiu de categoria e agora luta pela categoria do pesados, ou seja, jones, irá assistir de “camarote” a luta desta noite, na expectativa de enfrentar em um futuro próximo, o vencedor da luta de hoje.
Senhoras e senhores, o UFC 260 será um Lutão.

Discussion about this post