O UFC 257 que acontecerá na Ilha da Luta, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, será o primeiro evento numerado do ano e o esquadrão brasileiro, como de costume, não será um desfalque. O Brasil será representado por três atletas: Marina Rodriguez, Amanda Ribas e o Antonio “Cara de Sapato”.
A gaucha de Bagé, Marina Rodriguez, 8ª no ranking peso palha (até 52,1 kg) tem em seu cartel 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Enfrentará sua compatriota Amanda Ribas, a mineira de Varginha, que ocupa a 10º colocação, com um cartel de 10 vitorias e 1 derrota.
A luta entre as brasileiras vai ser um confronto de modalidades. De um lado Marina, excelente striker (luta com trocação de golpes), veloz e agressiva. Do outro, a grappling (luta agarrada), Amanda, que vem de uma família de lutadores e tem como um de seus treinadores o próprio pai. O que mais apimenta o confronto é o rancking, pois quem vencer, praticamente entrará no Top 5 da categoria e isso acarretará em cifras (patrocínio e bolsa) bem maiores para a vencedora.
Outro brasileiro é o paraibano de João Pessoa, Antonio “Cara de Sapato”, da categoria dos médios (até 83,9 Kg), que tem como especialidade o bom e velho BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu) e tem em seu cartel 11 vitórias (sendo 8 por finalização) e quatro derrotas. Após ter sido superado por Ian Heinisch e Uriah Hall em seus dois compromissos em 2019 e passar todo o ano de 2020 longe do octógono, Cara de Sapato busca uma volta por cima este ano e terá seu primeiro desafio na temporada, o havaiano Brad Tavares, que tem 17 vitórias e 6 derrotas em seu cartel.
A luta da noite
O confronto mais esperado da noite é a revanche na categoria dos leves (até 70,7 kg) entre o americano, 2º do ranking da categoria, Dustin Poirier “The Diamond”, contra o falastrão Irlandês Connor Mcgregor, “The Notorious”.
Poirier é um lutador que vem da pequena e pacata cidade de Lafayette, Louisiana, e é ex-campeão interino da categoria dos leves, depois que venceu o havaiano Max Holloway em em abril de 2019. O americano tem um cartel de 26 vitórias, 6 derrotas e 1 luta sem resultado.
O Irlandes, nasceu em Dublin e é ex-campeão dos penas(até 65,8 kg).“The Notorious” é o rei do trash talk (provocações) e usou isso para esta luta, onde prometeu nocautear Dustin em 60 segundos. Conor tem 22 vitórias e 4 derrotas em seu cartel.
O primeiro confronto entre os dois lutadores aconteceu em Las Vegas, em setembro de 2014, ainda pela categoria dos penas. Foi um massacre, pois o irlandês venceu o americano por nocaute no 1º round.
Hoje o confronto é por uma categoria acima do primeiro embate. É difícil apostar em uma derrota de Conor, afinal de contas, além de muito talentoso e dono de um cruzado de esquerda poderoso, ele muitas vezes “entra na cabeça de seus adversários”, derrotando-os facilmente.
Já Poirier vem de uma evidente ascensão em suas performances. Os dois lutadores têm grandes chances de sair com o prêmio de luta da noite.
Discussion about this post