O sorriso estampado no rosto da aposentada Emília Lima, de 60 anos, confirma a felicidade de ver a rua da Quinta Linha, no bairro do Tenoné, via onde reside há 12 anos, completamente revitalizada.
O domingo, 5 de maio de 2022, Dia Mundial do Meio Ambiente, está marcado na história dos moradores dessa rua. Em uma manhã de lazer, a prefeitura de Belém entregou as obras de reurbanização da via, com serviços realizados pelas Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), de Urbanismo (Seurb) e de Meio Ambiente (Semma) e pela Superintendência Executivade Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
O dia foi de comemoração pela volta da dignidade para a população, que aguardava há anos pela chegada do saneamento. A programação contou com a presença do prefeito, Edmilson Rodrigues, parlamentares, secretários municipais e os moradores.
A rua da Quinta Linha, uma das principais do bairro do Tenoné, agora possui um novo sistema de drenagem profunda de 640 metros de extensão, nova pavimentação asfáltica nos seus 400 metros, feitos pela Sesan; sinalização vertical e horizontal, um trabalho realizado pela Semob; iluminação e mais de 800 m² de calçadas novas, com meio fio e sarjeta, serviços executados pela Seurb; e o paisagismo feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Ao todo, foram investidos um total de R$1.862.221,28.
Avanços – “Foi uma obra de quase 2 milhões de reais, mas com drenagem profunda, asfalto de primeira, paisagismo para dar dignidade ao povo do Tenoné. No mês que vem, iniciaremos novas vias, entre duas decididas pelo povo, no Programa Tá Selado. Vamos avançando para fazer tudo o que for possível para toda Belém, incluindo o Tenoné”, comentou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Para comemorar a entrega da via, a prefeitura organizou uma programação especial de lazer para as crianças, feita pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), com brincadeiras e espaço para desenhar, e de educação ambiental para marcar a abertura da Semana do Meio Ambiente, que será promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), durante todo mês de junho.
Via para todos – Morador há 40 anos da Quinta Linha, o pensionista Samuel Pastana, de 66 anos, possui dificuldade de locomoção. Com a rua estruturada, Samuel comemorou a facilidade que terá ao se locomover pela via. “É uma felicidade muito grande. Nossa rua era só buraco e lama, eu cheguei a cair várias vezes. Agora, tá só felicidade, os carros conseguem passar bem na frente de casa, eu consigo sair sem a ajuda de ninguém”, comentou.
Mais de 300 famílias que residem na Quinta Linha e no entorno estão sendo beneficiadas com a obra – A motorista Andréia Borges, de 37 anos, elogiou o serviço realizado. “Só nós sabemos o que vivemos. Era uma dificuldade a entrada de ambulâncias e de carro de polícia, agora é outra realidade. Há 20 anos moro aqui e nunca tinha visto uma obra dessa aqui no bairro do Tenoné”, concluiu.
Pastor de uma igreja localizada na via, Jeferson Pinheiro, de 42 anos, ressaltou o benefício que a obra vai trazer para a comunidade da área. “Era muito difícil o tráfego nessa região. Agora, para as pessoas andarem por aqui, está bem melhor. A chegada do asfalto vai beneficiar muita gente, até o acesso à igreja vai melhorar”, comentou. Com informações da Agência Belém.