• Sobre
  • Anúncios
  • Contato
  • Bodybuilding Insight
Ver-o-Fato
Advertisement
  • Home
  • Notícias
  • Coisas de casa
  • Ação Política
  • Publicidade Legal
  • Anúncios
  • Mais…
    • Colunas
    • Política
    • Esporte
    • Polícia
    • Defesa do Consumidor
    • Economia
    • Para o mundo ver
    • Meio Ambiente
    • Mistério & Inexplicável
    • Saúde
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Comportamento
    • Empregos
    • Turismo
    • Cidades
    • Poder
    • Educação
    • Viralizou
    • Brasil
    • Publieditorial
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Coisas de casa
  • Ação Política
  • Publicidade Legal
  • Anúncios
  • Mais…
    • Colunas
    • Política
    • Esporte
    • Polícia
    • Defesa do Consumidor
    • Economia
    • Para o mundo ver
    • Meio Ambiente
    • Mistério & Inexplicável
    • Saúde
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Comportamento
    • Empregos
    • Turismo
    • Cidades
    • Poder
    • Educação
    • Viralizou
    • Brasil
    • Publieditorial
No Result
View All Result
Ver-o-Fato
No Result
View All Result
Home Poder

STF adia julgar Moraes e mantém casos de Mendonça separados

Val-André Mutran por Val-André Mutran
15/09/2026
in Poder
STF adia julgar Moraes e mantém casos de Mendonça separados

Julgamento de Moraes no STF vira palanque político é gera perplexidade no Mundo. Foto: STF

CompartilharTwitter

Placar de 4 a 3 rejeita a união dos processos, e a vista de Flávio Dino suspende a análise sobre a relação do ministro com Daniel Vorcaro

Brasília – O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) realizou nesta terça-feira (15) uma sessão extraordinária para decidir se autoriza a abertura de investigação contra o ministro Alexandre de Moraes, alvo de pedido formulado pelo colega André Mendonça a partir de mensagens atribuídas ao ex-controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, e terminou o dia sem julgar o mérito, pois o ministro Flávio Dino pediu vista, ao mesmo tempo em que a Corte rejeitou, por 4 votos a 3, a proposta de unir os dois processos.

Os ministros Kassio Nunes Marques e Dias Toffoli declararam-se impedidos, e a análise sobre os atos de Mendonça na condução das apurações ficou mantida para 23 de setembro, em um desfecho que prolonga a mais aguda crise vivida pelo tribunal em anos, com reflexos sobre a eleição presidencial de outubro e a pressão de autoridades americanas, que voltaram a cogitar sanções contra integrantes da Corte.

A origem do caso remonta a 1º de setembro, quando o Estadão revelou detalhes de conversas entre Moraes e Vorcaro, preso sob acusação de fraudes, gestão temerária e participação em organização criminosa. A Polícia Federal produziu relatório apontando que o banqueiro teria mantido pelo menos oito encontros com o ministro e enviado cerca de 51 mensagens em que pediria, de forma reiterada, que ele interviesse junto ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, para frear as investigações sobre o Banco Master. Segundo a corporação, o contato foi identificado a partir do cruzamento de metadados e registros da agenda do celular apreendido de Vorcaro, em 17 de novembro, sendo a primeira interação registrada o envio de conteúdo para o número salvo como “Alexandre de Moraes BRASILIA”.

O material alcançou ainda a esfera familiar do ministro, pois a perícia indica que Moraes teria feito duas edições no contrato de R$ 131 milhões firmado entre o Banco Master e o escritório de advocacia de sua esposa, Viviane Barci de Moraes, com pagamento previsto de R$ 3 milhões líquidos por mês, em 36 parcelas. O escritório afirmou ter consultado o ministro, na condição de marido da sócia-diretora, para checar eventuais impedimentos legais antes da assinatura, e Moraes nega qualquer irregularidade, classificando como “fantasiosos” os diálogos que lhe são atribuídos. A investigação também alcançou o perito criminal João Nabas, suspeito de vazar informações sobre o contrato.

Coube a Mendonça, então relator de procedimentos ligados ao caso Master, determinar o desmembramento do material em procedimento próprio e torná-lo público, além de ordenar o afastamento preventivo de Andrei Rodrigues do comando da PF, medida que acabou revertida, com Fachin mantendo o diretor-geral no cargo e Dino justificando a reversão pela iminência de duas operações, entre elas a Operação Make Up, que atingiu o deputado federal Mario Frias (PL-SP) por suspeita do uso de emendas parlamentares para custear o filme Dark Horse, e a terceira fase da Operação Transparência, que alcançou o deputado Cezinha de Madureira (PL-SP).

A Procuradoria-Geral da República, por sua vez, sustentou que a apuração determinada por Mendonça sofre de “dupla nulidade”, pois teria avançado sobre outro ministro sem provocação do Ministério Público ou da PF e sem prévia deliberação do plenário, em parecer que ecoou a máxima de que “ao juiz não cabe acusar, menos ainda realizar investigações pré-processuais”.

Na sessão, que começou com a leitura do relatório pelo presidente Edson Fachin, relator da Petição 16.662, o plenário travou inicialmente uma longa disputa sobre questão de ordem levantada por Gilmar Mendes para suspender o julgamento e promover a análise conjunta das duas petições, com redistribuição da relatoria.

Moraes votou pela união dos casos, argumentando que os processos têm bases fáticas comuns e que “uma anula a outra”, além de questionar se Mendonça reuniria condições de votar o mérito e de afirmar que não houve pedido de investigação por parte da PF ou do Ministério Público, acusando o colega de atuar “como investigador” e classificando o voto dele como “patético”.

Mendonça rebateu, afirmando que a própria corporação levou ao seu gabinete uma “notícia de fato” sobre as mensagens e chamando de “mentira” a acusação de que teria usado a PF para mirar o colega, em embate que escalou quando Gilmar o acusou de agir com “sentimento policialesco” e defendeu Gonet, dizendo ser “leviandade” a ilação contra o procurador-geral. “Não ponha palavras na minha boca”, reagiu Mendonça.

Dino adotou posição crítica à condução do processo, defendendo o julgamento conjunto, alertando que o caso não pode servir de “acerto de contas” promovido por desafetos do ministro e criticando o que chamou de “combate seletivo” à corrupção, em referência que atravessou da “República do Galeão”, nos anos 1950, à Operação Lava Jato.

O ministro também reage com “surpresa e indignação” à notícia de possíveis novas sanções americanas a integrantes da Corte, afirmando que “essa toga não nos pertence, pertence ao povo brasileiro, e ela tem vários símbolos, entre eles, o da soberania nacional”. Foi ele, contudo, quem pediu vista, após criticar a condução da sessão pelo presidente, em movimento que suspendeu o avanço do mérito e que aliados de Moraes defendiam nos bastidores diante da ausência de “tempo hábil” para a análise das mensagens.

Cármen Lúcia, em sua primeira manifestação sobre o caso, disse falar com “profunda tristeza e consternação”, declarou-se “envergonhada” com a crise e afirmou que o Supremo provocou um “mal-estar cívico” entre os brasileiros, pedindo desculpas à população por não ter contribuído para a solução do impasse e lamentando a “espetacularização” do caso.

No voto, a ministra considerou que faltam fundamentos ao pedido de arquivamento apresentado pela PGR e defendeu que os julgamentos ocorram em separado, posição acompanhada por Fachin, Mendonça e Luiz Fux, enquanto Cristiano Zanin acompanhou Gilmar na defesa da análise conjunta.

Com o pedido de vista de Dino prevalecendo sobre o voto, Fachin proclamou o resultado de 4 a 3 pela tramitação em separado, rejeitando a questão de ordem, e a sessão terminou sem deliberação sobre as mensagens, com o caso de Mendonça mantido para 23 de setembro e Gonet afirmando, no plenário, que eventual apuração sobre sua conduta caberia a órgão próprio do Ministério Público Federal, embora tenha dito ter “ficado feliz” com a constatação preliminar de que não haveria ilícitos em sua relação com Vorcaro.

O desfecho ocorre sob contexto de elevada pressão externa, pois autoridades dos Estados Unidos avaliam, segundo apurações da imprensa, que novas sanções da Lei Global Magnitsky contra Moraes e parte de seus colegas podem ser anunciadas a qualquer momento, em tema que dominou parte dos debates.

A repercussão internacional, com acompanhamento de agências como Reuters, Associated Press e AFP, destacou o ineditismo da possibilidade de um ministro em exercício ser alvo de investigação e os impactos da crise sobre a eleição presidencial de outubro, enquanto o ministro de Relações Institucionais, José Guimarães, disse esperar que o julgamento ajude o eleitor a identificar “as vinculações que cada candidato tem” com o escândalo do Banco Master.

No campo jurídico, juristas ouvidos pelo Estadão, como Ana Laura Barbosa (FGV-SP), Renato Vieira (Abracrim) e Ivar Hartmann (Insper), apontaram contradições nos argumentos apresentados no plenário, sobretudo o risco de se misturar, em um mesmo julgamento, fatos considerados distintos, enquanto 198 juristas e ex-ministros assinaram manifesto em defesa da institucionalidade da Corte, e Dino pediu a Fachin apuração sobre suposto elo entre o Banco Master e instituto ligado a Mendonça.

Ao fim de uma jornada marcada por acusações recíprocas, bate-bocas e constrangimento público, o Supremo deixou para as próximas semanas a resposta sobre os indícios que ligam Alexandre de Moraes ao Banco Master, adiando o mérito, mantendo os processos separados e transferindo para 23 de setembro a decisão que testará a capacidade da Corte de julgar a si mesma sem ampliar o desgaste institucional que diz pretender conter.

Val-André Mutran é repórter especial do Portal  Ver-o-Fato  e está sediado em Brasília.

Tags: Bancada de Moraes no STFcrise no STF aprofundaDestaqueGuerra no STFPGR
Previous Post

Desconhecimento sobre a próstata pode atrasar diagnósticos, indica estudo

Val-André Mutran

Val-André Mutran

Val-André Mutran é repórter especial para o Portal Ver-o-Fato e está sediado em Brasília-DF. Contato: valmutran@yahoo.com.br

Related Posts

Bancada de Moraes atua para enfraquecer Fachin e unificar julgamento
Poder

Bancada de Moraes atua para enfraquecer Fachin e unificar julgamento

15/09/2026

▪️Questão de ordem de Gilmar Mendes tenta adiar julgamento para 23 de setembro▪️Acusações de golpe e de viés eleitoral, impedimentos...

Em sua defesa, Moraes acusa Mendonça de “farsa”
Poder

Em sua defesa, Moraes acusa Mendonça de “farsa”

15/09/2026

Ministro pede nulidade da apuração sobre mensagens com Vorcaro, dono do Banco Master, às vésperas de julgamento no plenário do...

Com grades e celulares lacrados, STF julga se investiga Moraes
Poder

Com grades e celulares lacrados, STF julga se investiga Moraes

14/09/2026

GSI reforça segurança na Praça dos Três Poderes enquanto plenário analisa pedido de investigação por relação de futuro presidente da...

Bancada de Moraes no STF monta plano de preliminares contra sessão de terça-feira (15/9)
Poder

Bancada de Moraes no STF monta plano de preliminares contra sessão de terça-feira (15/9)

14/09/2026

Pizza no forno: Grupo de Gilmar, Zanin e Dino prepara sete preliminares para evitar análise das mensagens com Vorcaro Brasília...

Alexandre de Moraes: crimes cogitados somam até 12 anos
Poder

Alexandre de Moraes: crimes cogitados somam até 12 anos

14/09/2026

Imprensa apura corrupção passiva, falsidade ideológica e advocacia administrativa paralelamente à creme de responsabilidade; nenhuma virou denúncia da PGR Brasília...

Fachin assume caso Moraes e paralisa processos do Master e INSS
Poder

Fachin assume caso Moraes e paralisa processos do Master e INSS

13/09/2026

Presidente do STF puxa para si a relatoria às vésperas do julgamento de terça-feira, que pode levar ao impedimento do...

Guerra de ofícios e despachos antes de julgamento inédito no STF
Poder

Guerra de ofícios e despachos antes de julgamento inédito no STF

12/09/2026

Corte Suprema pode julgar pela primeira vez um integrante: Alexandre de Moraes Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) vive...

Fachin manda Mendonça liberar todo o sigilo do Master em 24h
Poder

Fachin manda Mendonça liberar todo o sigilo do Master em 24h

11/09/2026

Presidente do STF acolhe pedido da PGR e manda compartilhar com a Corte todas as peças do caso, incluindo as...

Sigilo cai, crise sobe: o que o STF decide na terça sobre o Master
Poder

Sigilo cai, crise sobe: o que o STF decide na terça sobre o Master

11/09/2026

Relatório da PF sobre conversas de Vorcaro com Moraes será analisado em meio a acusações cruzadas e pressão eleitoral Brasília...

Crise no STF: quem indicou cada ministro e quando eles deixam a Corte
Poder

Crise no STF: quem indicou cada ministro e quando eles deixam a Corte

10/09/2026

Lula soma 4 indicações no plenário atual e já acumula 11 nomes na Corte; Fux deixa o tribunal em 2028...

Redes Sociais

  • 28.3k Followers

Recentes

STF adia julgar Moraes e mantém casos de Mendonça separados

STF adia julgar Moraes e mantém casos de Mendonça separados

15/09/2026
Desconhecimento sobre a próstata pode atrasar diagnósticos, indica estudo

Desconhecimento sobre a próstata pode atrasar diagnósticos, indica estudo

15/09/2026
Bancada de Moraes atua para enfraquecer Fachin e unificar julgamento

Bancada de Moraes atua para enfraquecer Fachin e unificar julgamento

15/09/2026
Estudo inédito do Observatório da FIEPA aponta caminhos para ampliar a competitividade da indústria paraense

Estudo inédito do Observatório da FIEPA aponta caminhos para ampliar a competitividade da indústria paraense

15/09/2026
Ver-o-Fato

Todos os direitos reservados © 2019 VER-O-FATO

Navegação

  • Sobre
  • Anúncios
  • Contato
  • Bodybuilding Insight

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Atualidades
  • Empregos
  • Anúncios
  • Mais…
    • Colunas
    • Ação Política
    • Cidades
    • Política
    • Educação
    • Poder
    • Saúde
    • Viralizou
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Mundo
    • Economia
    • Esporte
    • Mistério & Inexplicável
    • Polícia
    • Ciência & Tecnologia
    • Meio Ambiente
    • Defesa do Consumidor
    • Cultura & Eventos
    • Publieditorial

Todos os direitos reservados © 2019 VER-O-FATO