A forte chuva que caiu em Belém até minutos antes da partida não permitiu um jogo de qualidade. Valeu, porém, pelo esforço das duas equipes, com destaque para o Remo, que estreou bem na Série C, batendo o Vitória (BA) por 2 a 1. Os gols azulinos foram marcados pelo lateral Leonam, num belo chute da intermediária, e Brenner, cobrando pênalti, enquanto Alisson Santos anotou para os baianos.
Por conhecer melhor o gramado do Baenão, os remistas tiveram menos dificuldade de se adaptar ao tapete encharcado e às poças d’água de alguns locais das quatro linhas. O time visitante, por sua vez, demorou para se familiarizar às condições do campo, dando chutões para a frente que quase sempre eram rebatidos pelos zagueiros do Leão.
Nesse ritmo, logo aos cinco minutos, o time da casa se lança ao ataque, por meio de escanteio cobrado por Bruno Alves. A bola chega na área e Marciel cabeceia com perigo, para fora. O Vitória demorou a se adaptar às condições do gramado.
No comando das ações, o gol do Leão saiu aos 10 minutos. Após rebatida da defesa baiana, a bola sobra na intermediária para Leonam, que limpa e desfere uma bomba. O tiro, com a bola molhada, vai no canto de Lucas Arcanjo, que chega tarde: Remo 1 a 0.
O Vitória fica atabalhoado e não consegue concatenar as jogadas de frente, perdendo todas para a defesa adversária. E haja chutão pelo alto, trombadas e bola rebatida. Os baianos só deram o primeiro chute na direção do gol aos 24. O atacante Santiago Tréllez recebeu passe dentro da área, deu um giro e bateu. O chute, porém, saiu fraco, nas mãos de Vinícius.
Aos 29, em nova arrancada, Alemão mete o pé direito na redonda e ela passa próximo à trave do gol azulino. Até os 44, a partida continuou na base de cruzamentos. Nem Remo, nem Vitória, conseguiram muita coisa. Os chutes mal chegavam às áreas e quando chegavam eram defendidos com tranquilidade pelos dois goleiros.
A última tentativa de finalização ocorreu aos 45. O matador Brenner amorteceu um rebote do zagueiro e chutou sem perigo, para o goleiro Lucas Arcanjo encaixar. O juiz apitou o final do primeiro tempo. Após os 15 minutos de descanso os dois times pegaram um gramado com melhores condições.
A bola passou a rolar melhor, sem travar na água, como na primeira fase. O Vitória se animou e logo aos 5, Eduardo deu um chute de longe. A bola veio venenosa, quicando na frente de Vinícius, que teve de rebater para depois segurar.
O Remo pouco arriscou nesse período. Aos 16, Netto avançou pela direita, entrou na área e mandou para o meio na esperança de que Brenner completasse para o gol. O goleiro Lucas Arcanjo saiu, a bola passou dele e o zagueiro Rafael Ribeiro meteu o pé para fora da área.
Nova investida do Leão aos 24, desta vez com o ex-Vitória Felipe Gedoz, que meteu a cabeça na bola após cruzamento, mas ela foi parar nas mãos de Lucas Arcanjo. O Vitória respondeu aos 26, com Eduardo, que disparou um chute forte. A bola assustou Vinícius, passando perto da trave.
Quase sai o segundo gol remista aos 27, em cabeçada de Brenner. O goleiro foi mais esperto, se esticou e segurou sem dar chance para ninguém do Leão. O lance mais quente do jogo ocorreu aos 29, a favor do Vitória. Foram três jogadas seguidas de perigo e nelas brilhou a estrela de Vinícius.
Na primeira vez, Luidy aproveitou um escorregão de Ricardo Luz e finalizou para a defesa de Vinícius. Na sequência, Ewerton Páscoa cabeceou no cantinho e o goleiro salvou o Remo novamente. Quem pegou a sobra foi Alemão, que mandou um míssil e Vinícius, de novo, no reflexo, evitou o gol de empate. A torcida azulina aplaudiu e gritou o nome do goleiro.
Aos 40, em lance polêmico, com muitas reclamações do Vitória, o árbitrou assinalou penalidade máxima de Iury em Neto. Os reclamantes alegaramm que Iury foi na bola. O juiz não quis conversa. Brenner bateu e balançou as redes: Leão 2 a 0. .
Os baianos foram para a frente e três minutos depois Alisson Santos, após chute errado de João Pedro, meteu nas redes do goleirão Vinícius, que nada pôde fazer. Final de papo: 2 a 1, vitória do Leão e três pontos na tabela.
Raio X da partida
Brasileirão Série C – 1ª rodada
Data: 09/04/2022 (sábado)
Local: Evandro Almeida (Baenão), em Belém
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
Assistentes: Daniel de Oliveira Alves Pereira e Gustavo Mota Correia (ambos do RJ)
Quarto Árbitro: Gustavo Ramos Melo (PA)
Cartões amarelos: Eduardo, Salomão e Iury (Vitória) / Ricardo Luz e Fernandinho (Remo)
Gols: Leonan e Brenner (Remo); Alisson Santos (Vitória)
Remo: Vinícius; Ricardo Luz, Daniel Felipe, Marlon e Leonan; Anderson Uchôa, Paulinho Curuá e Marciel (Felipe Gedoz); Bruno Alves (Netto), Rodrigo Pimpão (Fernandinho) e Brenner. Técnico: Paulo Bonamigo.
Vitória: Lucas Arcanjo; Alemão, Rafael Ribeiro, Ewerton Páscoa, Mateus Moraes e Salomão (Luidy); João Pedro, Eduardo e Alan Santos (Alan Pedro); Santiago Tréllez (Dinei) e Roberto (Alisson Santos). Técnico: Geninho.
Melhores momentos e gols: