O atleta paraense Arthur Uchôa Jatahy, de 15 anos, faixa marrom do projeto Frutos do Karatê, da Ilha de Mosqueiro, Distrito de Belém, embarca neste domingo (26), para o estado do Ceará, onde disputará uma vaga à seleção brasileira de karatê e ao campeonato brasileiro da modalidade 2023, agendado para o mês de novembro deste ano.
Aluno do professor Arlindo Pinheiro, coordenador do projeto, Arthur segue confiante e com a responsabilidade de manter o desempenho positivo do projeto Frutos do Karatê, que já detém títulos paraenses, brasileiros e mundiais.
A etapa cearense é seletiva para a competição nacional e à vaga na seleção brasileira. “A expectativa é enorme, nosso atleta tem chance real de voltar ao Pará com mais um título ao nosso projeto”, disse o sensei Arlindo Pinheiro. O projeto é filiado à Federação Paraense de Karatê (FKEPA) e Confederação Brasileira de Karatê (CBK).
No Ceará, Arthur deverá fazer de três a quatro lutas nas modalidades katá, que é a sequência de movimentos técnicos de ataque e defesa e, kumitê, que significa o combate direto com aplicação de prática das técnicas do karatê diante de um adversário real.
O jovem atleta contou que se preparou muito à competição, mantendo uma rotina de treinamentos, alimentação balanceada e exercícios de reforço muscular. “Eu também procuro dormir bem para alcançar bons rendimentos”, disse o atleta, na manhã deste sábado (25), véspera da viagem ao Ceará.
Além do apoio do sensei Arlindo Pinheiro, Arthur tem na família e amigos outras fontes de incentivo. A mãe dele, Adriana Uchôa, diz que o filho é muito disciplinado e tem como grande objetivo chegar ao nível de alto rendimento e à seleção brasileira.
“Eu fico nervosa cada vez que meu filho vai disputar uma competição, mas se ele não vencer não tem importância, contará com meu apoio, sempre”, destacou Adriana, que acompanhará o filho até o Ceará.
Falta apoio
O atleta Arthur Uchôa, apesar dos títulos, não tem apoio promocional. Somente a família e os colaboradores do projeto Frutos do Karatê ajudam o jovem com a logística das viagens e competições.
“Eu gostaria de solicitar mais apoio ao esporte como um todo, que as autoridades colaborem mais diretamente porque o esporte é muito importante na representação paraense e também para nós jovens”, disse o garoto, que é aluno da Escola Honorato Filgueiras, de Mosqueiro.
A etapa Ceará do campeonato brasileiro de karatê será realizada na cidade de Caucaia, próxima à capital, Fortaleza, no período de 1º a 5 de março. A organização é da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e da Federação Cearense de Karatê (FCK). A competição será transmitida ao vivo pelo Canal da CBK na internet. Em Mosqueiro, as lutas serão assistidas na sede do projeto, no bairro da Vila. (Selma Amaral)