Em uma descoberta que parece saída de um filme de comédia, um sarcófago romano de 1.700 anos foi encontrado na cidade de Varna, na costa da Bulgária. O detalhe bizarro? Ele estava sendo usado como uma mesa de bar há pelo menos quatro anos! Sim, um antigo caixão de calcário, onde provavelmente descansou alguém da nobreza romana, virou balcão para copos de cerveja e drinks exóticos.
O mistério veio à tona quando um ex-policial, curtindo suas férias, percebeu que aquela “mesa” inusitada tinha algo de muito especial. Desconfiado de que o objeto poderia ser um artefato histórico, ele avisou as autoridades, que logo entraram em ação. Ao chegarem ao local, os arqueólogos ficaram boquiabertos: o tal balcão era, de fato, um sarcófago romano autêntico, com laterais decoradas com grinaldas, desenhos de animais, flores e frutas. Tudo isso, servindo de apoio para canecas e coquetéis!
Como se não bastasse o sarcófago estar em pleno uso como mobília de bar, os arqueólogos do Museu Regional de História relataram que ele havia sido repintado. Após removerem parte da tinta, confirmaram que, por mais surreal que parecesse, a peça era genuína. O sarcófago, que tem 2,4 metros de comprimento, foi transferido para o Museu Arqueológico de Varna, onde passará por novos exames. Afinal, é preciso entender como esse artefato milenar foi parar no meio da vida noturna de Varna.
O mais intrigante é que a origem exata do sarcófago ainda não foi determinada. Especialistas acreditam que ele pode ter sido trazido de outra região da Bulgária, já que seu estilo não combina com outros achados romanos de Varna. Enquanto isso, as autoridades locais abriram uma investigação para descobrir como o caixão histórico foi parar em um bar e, claro, quantos litros de bebida foram servidos sobre ele ao longo desses anos.
“Na Bulgária, todo objeto que tenha valor arqueológico pertence ao Estado”, alertou o arqueólogo Alexander Minchev, em entrevista à Televisão Nacional Búlgara. Mas parece que esse sarcófago escapou dessa regra por um bom tempo, até se transformar em um balcão inusitado. A descoberta também joga luz sobre um problema sério: o tráfico de artefatos históricos. Em 2020, a polícia búlgara apreendeu 4.600 itens arqueológicos contrabandeados para o Reino Unido. Mas, quem diria que alguns desses itens poderiam estar escondidos à vista de todos, ou melhor, bem debaixo de copos de bebida?
Do ver-o-fato, com informações do G1.