Não fosse a cabeçada de Rildo, recém contratado e que estreou entrando com mais da metade do segundo tempo, o Paysandu estaria amargando mais uma derrota na Série C e, o que é pior, jogando mal, como tem ocorrido. O empate em 1 a 1 com o Manaus, neste domingo em jogo válido pela 9ª rodada do grupo A da série C, na Arena da Amazônia, acabou tendo um sabor de vitória.
Com esse resultado, o Paysandu ficou na 5ª colocação do grupo, com 13 pontos. Já o Manaus ficou na 7ª posição, com 11. Os dois gols saíram na segunda etapa. João Diogo abriu o placar para o Manaus aos 36 minutos e Rildo marcou de cabeça para o Papão, no último segundo de jogo e já nos acréscimos.
Os bicolores voltaram a praticar um futebol ruim, sem inspiração no ataque e com falhas de marcação gritantes na defesa, além de um meio-de-campo que não conseguiu criar jogadas para os homens de frente.
Nos primeiros 15 minutos, os paraenses conseguiram manter leve domínio do jogo, mas faltava objetividade nas jogadas de frente, com Marlon, Danrley e Tiago Santos parecendo ilustres desconhecidos, um para o outro. O Manaus, a partir dos 20 minutos cresceu e passou a dar as cartas em campo.
Pelo lado amazonense, as jogadas mais perigosas saíram pela direita, com Edvan e Philip, enquanto Diego Rosa, pelo meio, dava trabalho à zaga paraense. Aos 23, quase o Manaus marca, em chute de Dudu Mandai. O Papão só deu um chute na direção do gol, com Ratinho, mas sem perigo para o goleiro Renan Rocha.
Enfim, foi um primeiro tempo de dar sono. Ninguém fustigou ninguém com a bola nos pés. Mas, por conta da pouca inspiração dos dois times, as jogadas violentas predominaram, obrigando o juiz a distribuir quatro cartões amarelos.
Não foi diferente o segundo tempo, com muitos erros de passe dos dois times, principalmente do Paysandu. As mudanças feitas pelos treinadores tentavam mudar o panorama. O volante Paulinho, que pouco produziu, saiu no Papão para a entrada de João Paulo, que aliás ainda não disse o que veio fazer no elenco. Isto ficou nítido no decorrer dos mais de 45 minutos em que esteve em campo. Não foi notado em campo.
Aos 16 minutos, a melhor jogada partiu dos pés de Diego Matos, que fez um cruzamento para a área do Manaus, mas Denilson e Danrley furaram na hora da finalização. A defesa adversária tirou a bola da zona de perigo. Aos 36 minutos, o Manaus foi ao ataque pela direita e, com um gol de letra de João Diogo, fez 1 a 0. Ele pareceu estar impedido, mas ninguém do Papão reclamou com veemência. O juiz validou o gol.
Tudo parecia encaminhado para nova derrota do Papão, mas Rildo usou a cabeça e mandou a bola para o fundo das redes, aos 50 minutos, decretando o empate e salvando a pátria bicolor. Nos poucos minutos em que esteve em campo, Rildo mostrou que pode ser útil nesse elenco de jogadores ruins e sem criatividade.
Raio X da partida
MANAUS: Renan Rocha; Edvan, Spice, Marcão e Dudu Mandai; Barba, Guilherme Amorim (Gilson) e Anderson Paraíba (Marcelinho); Philip (João Diogo), Rafhael Lucas (Douglas Lima) e Diego Rosa (Allan Dias). Treinador: Antônio Júnior
PAYSANDU: Victor Souza; Marcelo (Bruno Paulo), Perema, Denilson e Diego Matos; Bruno Paulista (Paulo Roberto), Paulinho (João Paulo) e Ratinho; Marlon, Danrlei (Thiago Santos) e Luan Santos (Rildo). Treinador: Vinícius Eutrópio
Árbitro: Diego da Silva Castro (CBF/PI).
Assistentes: Alisson Lima Damasceno (CBF-PI) e Janystony Rabelo de Melo (CBF-PI).
Cartões Amarelos: Marcelo, Paulinho e Bruno Paulista, pelo Paysandu. Anderson Paraíba, Spice e João Diogo, pelo Manaus.
Cartão Vermelho: Bruno Paulo (Paysandu)
Veja os melhores momentos e os gols: