Com a derrota em Ribeirão Preto, o Remo encerra sua participação na Série C de forma triste, um autêntico vexame, ocupando a 12ª colocação, com 26 pontos. Foi um castigo por tudo o que produziu ao longo de 19 jogos, dentro e fora de casa. Time limitado e sem raça, uma decepção para sua imensa torcida.
O clube aguarda posição da CBF sobre a realização ou não da Copa Verde ainda neste segundo semestre. Caso a competição regional não aconteça, a temporada 2022 termina mais cedo para o Leão, que ficará quatro meses e meio sem participação em qualquer competição, limitando-se a amistosos caça-níqueis pelo interior do Pará.
O Botafogo (SP), que não tem nada a ver com isso, não tomou conhecimento das agruras azulinas e derrotou os paraenses por 2 a 1 neste sábado (13) no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Como foi a última rodada da primeira fase do campeonato, o Pantera conheceu os adversários na luta pelo acesso para Série B de 2023: Mirassol, Aparecidense e Volta Redonda.
Os gols do Botafogo foram marcados por Bruno Michel, aos 43 minutos do primeiro tempo e Jean Victor, aos 5 minutos da segunda etapa. Já o Leão, descontou com Daniel Felipe, aos 26 minutos do segundo tempo. O Remo precisava vencer desesperadamente, mas não demonstrou em campo essa necessidade.
Apesar dos poucos lances de perigo, o primeiro tempo foi marcado por espaço para atacar dos dois lados. Com a necessidade de vencer para se garantir na segunda fase, o Remo precisou sair para o jogo desde o início, mas encontrou uma forte defesa adversária e uma forte capacidade de contragolpear do Bota, com Salatiel e Bruno Michel.
A primeira chance foi do Leão Azul, durante a “blitz” inicial, quando Anderson Uchôa forçou Deivity a trabalhar. Jean Victor e Salatiel, na mesma jogada, responderam minutos mais tarde. Contudo, a única chegada de fato incisiva veio aos 41, quando Salatiel recebeu na grande área e enganou a marcação. O centroavante levou para o fundo, bateu e viu Bruno Michel aproveitar o rebote de Zé Carlos para dar a vantagem ao Pantera.
Não fez e levou
Atrás no placar e fora do G-8, o Remo voltou para o segundo tempo ainda mais em busca do ataque. Logo no primeiro lance, Thiaguinho levou perigo ao gol defendido por Deivity. Três minutos mais tarde, a bola do jogo: após cobrança de escanteio, o centroavante Brenner pegou a sobra na pequena área e tocou sobre a meta botafoguense. Como no ditado mais famoso do futebol, quem não faz, toma.
No lance seguinte ao gol perdido, Vidal arrancou pela direita e cruzou para Salatiel, que não conseguiu concluir. Porém, do outro lado da área estava Jean Victor, que encheu o pé no ângulo para marcar um golaço. Com dois atrás, o Leão Azul perdeu o ímpeto por alguns minutos e quase levou o terceiro dos pés de Salatiel.
Contudo, em seguida, o time de Belém finalmente conseguiu diminuir com Daniel Felipe, de cabeça. Depois do tento, entretanto, o Remo até tentou, mas não conseguiu igualar o duelo. Fim de linha para o Leão Azul. Agora é reformular tudo e começar a novela de longa duração para voltar à Série B em 2024. (Do Ver-o-Fato, com informações de G1 Ribeirão Preto)
Melhores momentos e gols: