“Qando perde é por descuido, mas depois vem a virada” é um verso que há décadas embala a torcida do Paysandu e que ganhou mais um capítulo, na noite desta segunda-feira (10), na Curuzu. Contra o Confiança, o Papão saiu atrás, reagiu e venceu por 2×1, pela 16ª rodada da Série C.
A vitória foi a terceira de virada do time em casa nesta edição da competição. O primeiro episódio aconteceu em maio, contra o Botafogo/PB, pela quinta rodada, quando o Paysandu venceu por 4×2. Em julho, pela 14ª rodada, veio uma reação ainda mais dramática diante do Guarani: depois de estar perdendo também por 2×0, o Papão buscou a igualdade e virou para 3×2 na reta final do jogo, mesmo após perder um pênalti quando o jogo estava com placar adverso.
Na noite desta segunda-feira (10), contra o Confiança, o roteiro voltou a se repetir ao vencer em mais uma virada. E, se por um lado a capacidade de reação merece ser comemorada, por outro começa a surgir uma preocupação natural para a reta decisiva: até quando o Paysandu vai precisar sofrer para conquistar três pontos?
A torcida bicolor certamente não vai reclamar das viradas que terminaram em vitória na Série C, afinal, são pontos importantes na tabela, mas o problema é transformar a reação em um hábito.
Na parte final da primeira fase, um erro pode custar caro, e correr atrás do prejuízo durante 90 minutos aumenta ainda mais a pressão sobre uma equipe que precisa confirmar sua classificação entre os oito primeiros colocados que se classificam para a próxima fase.
Por isso, o desejo do torcedor para os últimos três compromissos do turno é diferente. Não basta apenas vencer, a expectativa é que o Paysandu consiga controlar melhor as partidas, evite sair atrás e, principalmente, não deixe a classificação para ser decidida nos minutos finais.
Essa confiança do torcedor vale para as partidas fora de casa, como na próxima segunda-feira (17), quando o Papão encara a Ferroviária. Cinco dias depois, no sábado (22), o adversário será o Ituano, novamente longe da Curuzu, em São Paulo.
São dois jogos importantes para o time mostrar que também sabe jogar uma reta decisiva sem depender da velha fórmula da reação. A ordem, agora, é buscar pontos desde o início e voltar para casa com a situação na tabela ainda mais confortável.
Depois desses dois compromissos como visitante, o Paysandu encerra a primeira fase diante da própria torcida. No dia 29 de agosto, um sábado, o adversário será o Maringá, na Curuzu. A partida está marcada para as 17h e será a última do time bicolor nesta etapa da competição.
E é justamente para esse jogo que a torcida espera não precisar fazer contas ou viver outra noite de tensão. O desejo é chegar ao confronto com a vaga na próxima fase já assegurada e transformar a partida contra o Maringá em uma celebração, e não em mais um capítulo de sofrimento.
Confira os oito jogos do Paysandu com vitória de virada nesta temporada:
19/02 Paysandu 5×1 Tuna
Campeonato Paraense – quartas de final
17/03 Portuguesa 2×3 Paysandu
Copa do Brasil – quarta fase
24/03 Paysandu 3×1 GAS
Copa Norte – primeira rodada
15/04 Paysandu 2×1 Independência
Copa Norte – quarta rodada
03/05 Paysandu 4×2 Botafogo/PB
Série C – quinta rodada
06/05 Águia de Marabá 1×5 Paysandu
Copa Norte – semifinal
12/07 Paysandu 3×2 Guarani
Série C – 14ª rodada
10/08 Paysandu 2×1 Confiança
Série C – 16ª rodada















