O superintendente regional da Polícia Civil no Baixo Amazonas, delegado Jamil Casseb, detalhou o modus operandi da quadrilha especializada em furtos de caminhonetes na região. Em entrevista ao G1 nesta sexta-feira (26), o delegado informou que Yure Duart Domingos Costa, identificado como líder do grupo originário de Minas Gerais, foi preso em Itaituba.
A quadrilha, altamente organizada, focava principalmente em furtos de veículos, como caminhonetes, caminhões e cargas. O delegado ressaltou que o destino provável dos veículos era o Paraguai ou grandes centros urbanos, onde eram trocados por entorpecentes.
A estrutura da quadrilha incluía membros responsáveis por diferentes etapas do crime, desde executores diretos dos furtos até aqueles encarregados de retirar os veículos da região e realizar o desmanche. O líder, Yure, já possuía extenso histórico criminal, respondendo a processos por furtos de veículos e um mandado de prisão por tráfico internacional de drogas.
Jamil destacou a importância da rápida identificação e prisão do líder para desarticular o braço da quadrilha atuante na região. A polícia já identificou um segundo suspeito, Carlos Enrik de Oima Rabelo, que esteve hospedado no mesmo hotel onde Yure foi preso, sendo flagrado pelas câmeras do circuito interno do estabelecimento.
A quadrilha utilizava um veículo de apoio, um Doblô originário de furto em São Paulo, desempenhando funções cruciais como transporte de combustível, peças e monitoramento de rotas e alvos. Apesar da desarticulação, o delegado alertou os proprietários de veículos sobre a necessidade de manterem vigilância devido à constante evolução das tecnologias utilizadas pelos criminosos, como possíveis desbloqueadores de sistemas de segurança veicular.
Do Ver-o-Fato, com informações do portal G1 Pará