Uma mulher dependente química, aparentando estar transtornada, foi baleada na perna por um policial militar e acabou morrendo, em Jacundá, na Região do Lago de Tucuruí, no sudeste paraense.
Segundo relatos dos militares, a vítima, Joiciane da Silva dos Santos, estava muito agressiva e partiu para cima deles com um facão. O caso ocorreu há dois dias, depois que a vítima, de acordo com a polícia, foi acusada de invadir várias residências para furtar objetos a fim de conseguir dinheiro para comprar drogas.
Na tarde de terça-feira (9), ela foi localizada e teria partido para cima de uma guarnição da PM com um facão, quando um deles atirou nela. A bala provavelmente atingiu a veia femoral e provocou a morte da jovem.
O portal Correio de Carajás informou que a vítima era “dependente química e incontrolável” e estava sendo acusada de furtar objetos em residências da cidade. Nos últimos 30 dias, segundo o portal, houve diversas denúncias contra ela.
Fotos da jovem foram divulgadas em grupos de mensagens, com as pessoas relatando invasões de residências. “Ela pulava muros das casas ou entrava ao perceber portas abertas e fugiu ao cerco policial por diversas vezes”, diziam as mensagens. Uma tia dela disse que a garota cometia muitos delitos e os produtos furtados eram vendidos ou trocados por drogas.
A última invasão ocorreu por volta das 16 horas de terça-feira, no Bairro Eletronorte, quando um morador deu o alarme e chamou a Polícia Militar.
Uma guarnição chegou ao local e viu a mulher, que estaria dentro da casa. Conforme disseram os policiais, Joiciane dos Santos não atendeu a voz de prisão, se armou com um facão e tentou agredir os militares. E um deles desferiu um tiro que atingiu a pena da mulher.
Os policiais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas a jovem morreu ao chegar na unidade de saúde da cidade. Na Delegacia da Polícia Civil local foi instaurado um inquérito para investigar o caso.