A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (27) a Operação Juari, que desarticulou garimpos ilegais responsáveis pelo despejo de rejeitos diretamente no rio Juari, com impacto em diversas aldeias da Terra Indígena Kayapó, no sul do Pará.
Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão: nove em imóveis rurais no município de Bannach e um em residência na cidade vizinha de Rio Maria.
Em um dos endereços rurais em Bannach, os agentes encontraram um garimpo em pleno funcionamento. Os rejeitos eram lançados diretamente no ribeirão Bananal, afluente do rio Juari. No local foram apreendidos:
- duas escavadeiras hidráulicas
- dois motores estacionários
- porções de mercúrio
- um telefone celular
O garimpo contava com alojamentos improvisados feitos de madeira e lona, redes de dormir, mochilas e itens de higiene pessoal, o que indica que trabalhadores eram mantidos em condições degradantes. Não havia pessoas no momento da chegada da PF, razão pela qual não houve prisões em flagrante.
Em Rio Maria, o mandado foi cumprido na casa de uma mulher investigada por comercializar o ouro extraído ilegalmente nas áreas rurais de Bannach.
De acordo com os dados levantados na investigação, os rejeitos tóxicos seguiam o curso do rio Juari até o rio Fresco, que corta a Terra Indígena Kayapó antes de desaguar no rio Xingu. As aldeias kayapó às margens do rio Fresco já registram diminuição drástica na oferta de peixes e contaminação por mercúrio.
A Polícia Federal segue com a análise do material apreendido e o interrogatório dos envolvidos.















