Com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, as pessoas podem estar exagerando na automedicação, até mesmo com medo de ser infectadas pela Covid-19 ou por outras doenças.
Uma cartilha publicada pela Coordenadoria de Saúde do Tribunal de Justiça do Pará alerta para o uso indevido de medicamentos, um dos principais motivos de internações hospitalares por intoxicação.
A cartilha alerta ainda sobre os riscos da prática da automedicação, ou seja, tomar remédios por conta própria, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde habilitado.
O uso racional de medicamentos, segundo a publicação, é o processo pelo qual os indivíduos recebem medicamentos apropriados para suas necessidades clínicas, em doses adequadas às suas características individuais, pelo período adequado, e ao menor custo possível para si e para a sociedade.
O indivíduo que toma remédios por conta própria corre o risco de sofrer diversas reações e prejuízos à saúde, que vão desde intoxicações, interações medicamentosas, dependência ou até a morte em casos mais graves.
A cartilha também alerta que a dose do medicamento seja adequada a características como peso, idade e altura do paciente, e apresenta instruções sobre como observar se o nome e a concentração do medicamento são compatíveis com o que foi prescrito na receita médica, além de instruções de armazenamento, cuidados ao tomar medicamentos e orientações sobre como diferenciar medicamentos referência, genéricos e similares equivalentes.
Discussion about this post