No cenário político do Pará, a dinastia Barbalho entra de peito aberto em mais uma investida eleitoral. Às vésperas das eleições municipais, que ocorrerão no próximo 5 de outubro, a família que há décadas domina a política regional com mão de ferro e cooptação de adversários, volta a fazer sua polêmica marca.
Desta vez, quem entra em cena é Laice Lazera Barbalho, esposa do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, conhecido como Jaderzinho, que faz uma gestão apagada no ministério do presidente Lula (PT). Jaderzinho é filho do cacique-mor do MDB no estado, o senador Jader Barbalho, e irmão do atual governador, Helder Barbalho.
Laice Barbalho foi escalada pela família para uma série de ações de campanha pelo interior do Pará, em um esforço para garantir a vitória dos candidatos do MDB nas eleições municipais. Em um vídeo enviado por uma fonte ao portal Ver-o-Fato, Laice aparece promovendo a candidatura de Nãozinho da Soja para vereador e de Idelfonso para prefeito no município de Abel Figueiredo, localizado no sudeste do estado.
Ela demonstra ambições políticas e apetite parece não lhe faltar.
No vídeo, Laice está dentro de um carro e, com entusiasmo, pede apoio para os candidatos do MDB. “Não é isso, não, Nãozinho?”, pergunta ela ao candidato a vereador, que, visivelmente embaraçado, apenas faz um sinal de positivo e parece não reconhecer bem a esposa do ministro.
Laice, então, se apresenta com destaque, afirmando: “Aqui é Laice Barbalho, esposa do Jader Filho, ministro das Cidades, vamos azular a cidade”.
A situação reforça a percepção de que, para os Barbalho, a política é uma extensão natural da sua influência, caciquismo e poder. A movimentação de Laice Barbalho, embora aparentemente uma estratégia de apoio eleitoral, destaca o contínuo esforço da família em consolidar e expandir sua influência política pelo estado.
Estratégia de poder
Para os Barbalho, o poder pelo poder parece ser uma constante na sua estratégia, com pouco espaço para alternativas fora da sua esfera de controle.
Enquanto o cenário político se desenrola, a presença de Laice e o empenho da família em apoiar seus candidatos refletem a persistência da dinastia em manter a hegemonia política.
A campanha dos Barbalho, assim, reafirma sua estratégia de garantir que o poder político no Pará permaneça nas mãos de seus próprios aliados, reiterando a máxima de que para a família Barbalho, o controle político é uma prioridade que se sobrepõe a outros fatores.
VEJA AS IMAGENS: