Dez pessoas foram presas durante a operação “Xingu”, da Polícia Civil, que investiga crimes de tráfico de drogas e homicídios no sudoeste do Pará. Foram sete prisões em flagrante, dois mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária. Duas pessoas foram mortas em tiroteios.
Os policiais das delegacias vinculadas à Superintendência Regional do Xingu, com apoio da Polícia Militar, também cumpriram oito mandados de busca e apreensão. Os agentes saíram nesta terça-feira (12) e pela manhã desta quarta (13) para as ações que ocorreram em seis municípios, incluindo Altamira.
Foram mais de 35 policiais civis envolvidos na ação que aconteceu de forma simultânea.
“Todas as informações coletadas em depoimentos e cumprimento dos mandados devem compor investigações e guiar diligências, que estão em andamento para localizar e prender outros envolvidos”, de acordo com o delegado Hennison Jacob, da Diretoria de Polícia do Interior.
Todos os presos foram encaminhados às unidades policiais. Em Altamira, um homem foi preso em flagrante suspeito de homicídio qualificado, tráfico de drogas e porte de arma de fogo. Com ele os policiais apreenderam: 1,7 kg de substância análoga à crack, 1,8 kg de substância semelhante à maconha; 53 gramas de substância análoga a cocaína, balança de precisão, uma pistola 9mm, um revólver calibre .22, munições de calibres variados, chaves e documentos de motocicletas provavelmente frutos de furto ou roubo; além de R$ 1.226,00 em dinheiro vivo.
Na residência em que ele estava, a operação também encontrou e apreendeu uma motocicleta. Em outra residência, dois homens se envolveram em um tiroteio com os policiais. Eles foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Altamira, mas não resistiram. No tiroteio, uma mulher e duas crianças foram mantidas reféns em um dos cômodos. Ambas foram resgatadas.
Um homem havia sido atraído para o imóvel em uma emboscada e também foi resgatado pelos policiais, antes que os sujeitos o executassem. Os alvos da prisão tinham cargo de relevância dentro da organização criminosa e já eram investigados pelos policiais por diversos crimes, de acordo com as investigações.
Na casa foram apreendidos dois revólveres calibres 38 e 32 com munições intactas e deflagradas, uma mochila contendo porções de maconha, crack e uma balança de precisão. A operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Anapu. Um casal foi preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma.
Os policiais apreenderam um revólver calibre .38 com munições intactas; R$4 mil em espécie, além de quantidade não informada de maconha e crack.
No município de Brasil Novo, dois homens receberam voz de prisão, sendo um deles preso em flagrante por tentativa de homicídio e por porte irregular de arma de fogo. O outro por ameaçar a companheira.
Em Senador José Porfírio, um suspeito foi preso pelos policiais, alvo de mandado de prisão preventiva pelo crime de descumprimento de medidas protetivas contra ex-companheira. Já no município de Porto de Moz, um mandado de prisão preventiva foi cumprido contra um homem por agredir a ex-companheira e por descumprir medidas protetivas.
Um homem recebeu voz de prisão em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e receptação em Uruará.