irreconhecível, tanto quanto o gramado do estádio, onde atuou: este foi o comportamento do Paysandu, nesta tarde de domingo, em Castanhal, onde tomou uma goleada de 4 a 0 do Castanhal Esporte Clube. Um placar que poderia ter sido até maior, tamanha a facilidade do Japiim, que envolveu completamente o Papão. Leandro Cearense, Lukinha, Ruan e Pecel anotaram os gols da goleada.
O time do treinador Márcio Fernandes revelou extrema fragilidade no meio campo, uma defesa bisonha e um ataque inoperante. O Castanhal, por outro lado, mostrou-se uma equipe aguerrida e que soube explorar as falhas do adversário, impondo o comando das ações durante toda a partida. A forte chuva que caiu antes do jogo transformou o campo em um lamaçal.
Nada disso deve servir de desculpa para o Paysandu, que mais uma vez se ressente da ausência do meia Ricardinho, um jogador cujo desempenho é acima da média. O problema é que ele tem sofrido lesões e não tem um substituto à altura. Pouco importa para o Castanhal, que teve em Luquinha, Fazendinha, Leandro Cearense, Ruan e Daelson suas melhores peças, mostrando coesão, raça e vontade vencer.
No Baenão, o Remo não passou de um empate com o Águia de Marabá, o que gerou insatisfação e vaias ao final do jogo por parte de sua torcida, que compareceu em bom número no estádio da travessa Antônio Baena. Os dois times se classificaram para a segunda fase do Campeonato Paraense.
Para o Leão, quem marcou foi Bruno Alves, enquanto Werick fez o gol do time marabaense. O tento azulino saiu logo aos 18 do primeiro tempo, após pressão do ataque desde o começo da partida. Marco Antônio cruzou, a bola sobrou para Brenner, que mandou forte, Gustavo Henrique salvou debaixo da trave, mas no rebote Bruno Alves disparou um petardo para as redes.
Mas o placar ficou igual aos 25 do segundo tempo, numa falha incomum do goleiro azulino Vinícius. O chute veio rasteiro, desferido por Betinho, Vinícius tentou segurar e se atrapalhou, deixando a bola nos pés de Werick, que só teve o trabalho de mandar para o barbante.
No estádio do Souza, a Tuna garantiu sua classificação ao vencer o Caeté por 1 a 0. A jogada do gol começou com Cassiano, pela esquerda, após jogada de Rafinha. Ele ajeitou a bola, cruzou na direção da pequena área e quem surgiu, fulminante, para estufar as redes, foi Kauê. Apesar da derrota, o Caeté se classificou.
Os outros resultados: Bragantino, que garantiu presença nas quartas de final, venceu por 3 a 2 o Independente, enquanto o Paragominas empatou em 1 a 1 dentro de casa com o Tapajós, sendo eliminado. Já na Curuzu, Amazônia e Itupiranga empataram: 1 a 1.
Foram rebaixados para a segunda divisão, o Amazônia Independente e Paragominas, este pela primeira vez desde que começou a disputar a primeira divisão regional.
Quem pega quem
Com os resultados da fase de grupos deste domingo, as quartas de final, em jogos de mata-mata que já começam nesta semana, ficaram assim definidas:
Remo X Caeté
Castanhal x Águia
Paysandu x Tapajós
Tuna x Bragantino.
Melhores momentos e gols do Castanhal: