Em duelo animado na noite deste sábado (15), em Itu, o Paysandu bateu o Ituano por 5 a 3 e ganhou fôlego na Série B do Campeonato Brasileiro. O Papão abriu 3 a 0 em menos de dez minutos e levou um susto com o início de reação do Galo, mas conseguiu segurar a vantagem e comemorou a segunda vitória na competição.
A bola rolou com um jogo muito estudado, mas com o Paysandu mais bem postado, tanto que o jogo decorria dentro do campo de defesa do Galo de Itu.Até que aos 14 minutos o Ituano acordou. Yann Rolim fez bela triangulação com Thonny Anderson e recebeu cara a cara com o goleiro, mas ele chutou em cima de Diogo Silva e perdeu uma chance inacreditável.
Grande defesa do camisa 12 que salvou o Papão.Daí em diante o dono da casa começou a gostar muito do jogo. Aos 17, Thonny Anderson recebeu na entrada da área, cortou para o meio e finalizou forte, mas no meio do gol, em cima do goleiro Diogo Silva. O Paysandu parecia acanhado com os ataques do rubro-negro.Só parecia. Aos 20 minutos aconteceu uma pintura.
Vinícius Paiva perdeu a bola e o Papão partiu em um contra-ataque veloz. Jean Dias recebeu na ponta direita, cortou para o meio e colocou a redonda no ângulo. Um golaço. Papão que estava mal na partida abriu o placar. 1 a 0. .Depois do gol o time paraense desabrochou. Aos 25, depois de uma cobrança de falta na cabeça de Quintana, o zagueirão não perdoou e cabeceou para o fundo do gol do Ituano.
Paysandu muito bem, ampliando o placar. 2 a 0.Parecia que o jogo era na Curuzú. O Papão estava mortal. Aos 29, em um novo ataque bicolor, João Vieira cruzou rasteiro e a bola passou por toda a área até chegar nos pés de Kevyn, que dá um carrinho para empurrar a redonda para o fundo das redes. 3 a 0 para o Paysandu.
O Ituano estava com medo do bicho Papão.Mordido com a surra que estava tomando, o Ituano foi pra cima. Aos 41, Depois de uma cobrança de falta, Vinícius Paiva foi lançado, driblou o marcador na linha de fundo e tocou para trás, para Miquéias finalizar. O goleiro Diogo Silva, encoberto, não conseguiu defender e viu a bola entrar lentamente.
O time paulista diminui. 1 a 3.Que jogo maluco. Aos 41, depois de um cruzamento pela direita, Yann Rolim subiu no meio da área e testou firme para as redes. Gol do Ituano e apagão do Paysandu. 2 a 3. O Paysandu estava com o jogo na mão e deixou escapar uma enorme vantagem.E com um cenário cheio de gols, o juiz apitou o fim da primeira etapa. Foram 45minutos cheios de emoções.
A etapa começou com o Paysandu avassalador, abrindo 3 a 0. Depois das substituições de Alberto Valentim no meio do primeiro tempo, o Ituano mudou sua postura, cresceu muito no jogo, fez 2 gols, e quase empata, deixando o Paysandu nas cordas. No fim acabou Ituano 2 x 3 Paysandu.
Etapa decisiva
.O segundo tempo começou com o Papão indo ao ataque. Logo aos 3 minutos, depois de um contra-ataque, Jean Dias cruzou na medida para Nicolas que cabeceou livre, mas testou no meio do gol, facilitando a defesa do goleiro Jefferson Paulino. O ataque do Lobo estava inspirado. Jean Dias recebeu a bola e deu uma virada de jogo no peito de Esli Garcia, o venezuelano matou já driblando o zagueiro e tocou no cantinho do goleiro.
Mais um golaço do baixinho, que está colecionando gols bonitos com a camisa bicolor. Gol de “gente grande”. Paysandu 4 a 2. Jogão.
O Ituano não se conformava. Aos 16, o Paysandu saiu errado, perdeu a bola, que chegou nos pés de Thonny Anderson, que chutou da entrada da área e carimbou a trave esquerda de Diogo Costa. Quase o Ituano diminuiu de novo. Era impossível tirar os olhos da partida.
Aos 18, o árbitro de vídeo recomendou a revisão de um pênalti a favor do Paysandu. Juiz foi para o monitor analisar o lance e decidiu para pênalti à favor dos bicolores, depois do zagueiro puxar Esli Garcia dentro da área. Na cobrança, Nicolas desperdiça o penalti e manda para fora. O camisa onze do Papão está colecionando penaltis perdidos. Não é a dele.
Aos 23 de novo o VAR em ação, dessa vez a favor do Ituano. Depois da revisão, o árbitro da partida decidiu marcou pênalti, depois de o zagueiro do Paysandu meter a mão na bola dentro da área. Na cobrança, Eduardo Diniz não desperdiçou e diminuiu o placar. 3 a 4. Com esse gol, a partida se tornou a que teve mais gols na competição. Que jogo.
Netinho carimba
Mas o Papão era inabalável, nada tirava o ímpeto bicolor de ganhar os três pontos. Netinho carregou a bola com muita facilidade, passeando no meio do campo, chegou na entrada da área e chutou para fazer um golaço A bola foi no ângulo de Paulino. O Paysandu fez 5 a 3, goleando o dono da casa. E depois de oito gols o juiz apitou o fim da partida. Foi um jogão, talvez o melhor até aqui na competição.
O time paraense chegou aos 11 pontos e momentaneamente fugiu de perto da zona de rebaixamento, em 15°. Já o Ituano permaneceu no Z4, com seis pontos, em 18°.
RAIO X DA PARTIDA
Local: estádio Novelli Júnior (São Paulo)
Motivo: Brasileirão Série B (rodada 10)
Horário: 18h (horário de Brasília)
Ituano: Jefferson Paulino; Léo Duarte, Wálber (Gabriel Falcão), Claudinho e Eduardo Diniz (Jonathan Silva); José Aldo (Bruno Alves), Miquelas e Yann Rolim (Salatiel); Leozinho (Eduardo Person), Thonny Anderson e Vinícius Paiva – treinador: Alberto Valentim
Paysandu: Diogo Silva; Edilson, Quintana, Lucas Maia e Kevyn; Leandro Vilela, João Vieira e Juninho (Netinho); Jean Dias (Gabriel Santos), Esli García (Brendon) e Nicolas (Ruan Ribeiro) – treinador: Hélio dos Anjos
MELHORES MOMENTOS E 8 GOLS: