Josué Costa – jornalista *
Conheci a verdade e a verdade me libertou da mentira: a de que o arcebispo dom Alberto Taveira tinha culpa no cartório das denúncias de assédio sofrido por ex-seminaristas e padres do seu próprio rebanho. Cheguei a pedir, aqui, a renúncia do prelado, pelo que, envergonhado, peço-lhe sinceras desculpas.
Mudei de opinião porque racionalizei sobre as acusações. Ouvi pessoas, áudios e acessei documentos. Refleti e pesei informações e contrainformações. Na condição passada de repórter de O Liberal, produtor de pautas especiais sobre o Círio de Nazaré, tive experiências desconfortáveis com dom Alberto Taveira. Ele é chato para entrevistas. E como católico militante da Pastoral da Comunicação, vejo pouco carisma do pastor em sua relação de amorosidade com o seu rebanho.
Dom Alberto Taveira, na verdade, não é unanimidade na Arquidiocese de Belém. É amado mais pelo respeito e autoridade que o báculo arquiepiscopal nos impõe. Talvez porque seu antecessor, dom Vicente Zico, tenha nos viciado no amor.
Os contrapesos, no entanto, não fazem de dom Alberto Taveira um criminoso. Estava levando pro lado pessoal. Aliás, recebi as denúncias com sabor de vingança. Depois, aquiesci.
Dom Alberto Taveira tem razão. O Papa Francisco tem razão. É hora de se puxar o freio da pretensão do movimento homossexual nas fileiras do clero. Nada contra a homossexualidade, como podem evidenciar as aparências, mas tudo contra a vulgaridade da opção sexual dos padres, a sodomia e outras imoralidades bancadas pelos já sofridos recursos financeiros das paróquias.
O bispo precisa impor limites, ordem na casa. A Igreja precisa disso. E alguns padres, de vergonha na cara. Podem até ser o que são e fazer o que fazem, mas já é demais sustentar suas farras e orgias baconianas com o exercício do sacerdócio ministerial. É hora de resistirmos a esse vício crescente em nossa Igreja.
A roupa suja era pra ser lavada em casa, mas não quiseram. Pior pra eles. Os fiéis, diante da fragilidade dos argumentos acusatórios e da exposição da vida íntima dos denunciadores, decerto vão segurar a mão do bispo. O tiro, então, vai sair pela culatra. Os efeitos já apontam para esse lado.
E por conta das resistências e enfrentamento dessa realidade em seu rebanho clerical, o arcebispo tem sido vítima de calúnias, injúrias e difamações. Os acusadores, rasos nos seus lamentos tão cênicos quanto cínicos, sabem dos revezes que poderão sofrer em juízo, mas parecem não se importar. Querem mesmo, movidos pela cega vingança, macular o nome do prelado. Isso lhes basta.
Lobbygay é a definição do movimento que tenta denegrir a vida de dom Alberto Taveira. São padres, seminaristas e ex-seminaristas gays que reagem infantilmente às medidas de contenção. Resistem ao freio no exercício de suas paixões vulgares.
Isso vai passar. A ordem é não perder ninguém, se possível for. A Igreja fundada por Jesus Cristo seguirá triunfante sua marcha na história. Nem as mentiras, nem os tufões das heresias e nem esses dissentimentos internos haverão de detê-la. Porque é tão divina quanto humana.
- Josué Costa é jornalista profissional, já atuou no jornal O Liberal por vários anos e foi redator-chefe do jornal Voz de Nazaré, além de assessor de Imprensa da Arquidiocese de Belém.
Nota do Ver-o-Fato
Democrático e aberto às opiniões – sem que isso reflita nossa linha editorial, pois respeitamos a pluralidade de ideias e suas manifestações -, o Ver-o-Fato está aberto ao contraditório e se coloca à disposição de quem queira publicar artigo igualmente assinado, com visão diferente da acima manifestada.
“Aqui se faz o que se paga!” ou é a Justiça Divina sendo executada?! Particularmente, esse arcebispo tem o que merece. Demorou , mas chegou. Nao sei se ele é culpado, mas se for que ele pague. Mas pq eu falo isso?! Esse arcebispo sempre teve uma curriola fofoqueira e difamadora a seu favor. Ele acredita sempre em boatos e calunias sem dá o devido direito de ouvir a outra parte. Isso que acontece hj, é uma espera de mais de 7 anos, quando estivemos com ele, onde havia chegado uma denuncia de que nós que davamos o sangue na paróquia xxxxx bastante conhecida em belém, expurgando as ratarzanas que ate as ofertas levavam para as suas casa, ele preferiu acreditar em calunias do que os próprios documentos da gestão financeira ,nota fiscal por nota fiscal, saldo em banco, tudo organizado, de forma transparente desde até uma caixa de fósforo comprado para a igreja, e com a sua administração totalmente enxuta e saneada em 1 ano. Mas ele, o arcebispo, resolveu acreditar nas ratarzanas do templo, e em uma reunião, de forma arrogante, prepotente, e sem 1g de humildade destituiu toda a equipe que estava trabalhando voluntariamente para erguer uma paroquia endividada a mais de 10 anos e devendo no seu cnpj até o seu telhado, e nem se deu ao trabalho de analisar toda a documentação e argumentação de tudo que estava sendo contestado pelos caluniadores. Ele ja havia tomado o vinho do diabo. É, fomos humilhados sim, mas hoje dormimos o sono dos justos, e ele passa por tudo isso, acusado de abuso sexual entre outras coisas(da mesma forma que fomos caluniados, ele está sendo também). Se é inocente , eu não sei, mas já está pagando por toda aquela situação , por toda a sua soberba e seu olhar do alto na qual nos fitou , com seu semblante acusatório. A minha mãe se foi(covid19), uma mulher idosa, que foi voluntaria até o ultimo dia da vida dela a igreja e por amor a Jesus Cristo, na época ficou tão magoada por esse cidadão que até se questionou o motivo de tanta injustiça e por ter se dedicado toda a sua vida em ajudar o próximo sem nada pedir em troca, e isso abalou até a sua saúde e toda a nossa familia, eu particulamente nem suportava olhar a cara desse hipocrita na tv nazaré, e que Deus me perdoe por isso. Mas todos nós sempre confiamos na justiça divina, Sempre. Mas hj concerteza, a minha mãe, vê de onde ela está, que Deus é justo e da maneira dele(como ela dizia). Justo é o Senhor, e a Vingança é dele. Pena que o arcebispo não lembra do fato. Mas nós lembramos e nunca esquecemos. E a máxima prevalece: Deus não dorme. Toda Glória a Nosso Senhor Jesus Cristo e salve Nossa Senhora de Nazaré.
Nossa, como vc tá sendo justo desejando o mal a quem quer que seja. Parabéns!!!! SQN Isso não é atitude de cristão. E por mais que o Bispo possa ter errado com vcs,ninguém deve bater palmas para a ruína do próximo. Pelo menos na bíblia que eu conheço,não tem esse ensinamento. Só lamento.
Prezado Augusto, desculpe-me mas seu comentário está recheado de ressentimento e mágoa. Procure livrar-se disso, pois faz mal ao seu coração. Isso que está acontecendo com Dom Alberto não é justiça divina, mas apenas mais uma calúnia (como foi no seu caso) que logo será esclarecida e provada ser falsa.
Parabenizo a postura do Jornalista, Advogado, Professor Josué Costa por reconhecer e mudar sua opnião, pois é fácil atirar pedras, difícil é reconhecer que se preciptor em opnar ou aceitar denúncias sem procurar investigar a fundo os fatos.
Deus é o Justo Juiz e cada um dará contas de seus erros diante de Deus, sejam acusadores ou acusados.