Uma tragédia abalou a pequena comunidade de Romford, no Reino Unido, após a morte de Maureen Rainford, de 54 anos, durante um retiro espiritual na Bolívia. A mãe de três filhos morreu após ingerir Ayahuasca, um chá psicodélico que é ilegal no Reino Unido, Estados Unidos e em diversos outros países.
O incidente ocorreu no Ayahuasca and San Pedro Pisatahua Retreat, localizado na Amazônia boliviana, onde Maureen havia reservado um pacote de £800 (aproximadamente R$ 6 mil).
De acordo com Rochel, filha de Maureen, sua mãe começou a se sentir mal minutos após consumir o chá. “Sua frequência cardíaca e respiração diminuíram rapidamente”, contou a jovem de 32 anos ao The Sun. Apesar das tentativas de reanimação por funcionários do retiro, Maureen morreu cerca de uma hora depois, antes da chegada de assistência médica.
Rochel também revelou que um dos funcionários do local sugeriu que o corpo de sua mãe fosse cremado na Bolívia, alegando risco de decomposição, mas ela se opôs. “Eu não queria nenhum acobertamento”, afirmou. Após contato com o consulado britânico na Bolívia, o corpo foi repatriado para o Reino Unido, onde uma autópsia apontou que a causa da morte foi um ataque cardíaco. Maureen foi sepultada na última semana.
Conscientizar sobre esses lugares
Indignada, Rochel destacou a falta de suporte médico no retiro e alertou sobre os perigos desses tipos de experiências. “Deveria haver um médico treinado de prontidão quando drogas alucinógenas estão sendo distribuídas em uma área remota”, declarou. “Estou falando sobre isso agora porque quero conscientizar as pessoas tentadas por folhetos brilhantes que vendem um sonho.”
Resposta do retiro e protocolos
Um porta-voz do retiro espiritual expressou condolências, mas afirmou que a morte de Maureen “foi causada por uma emergência médica que não estava relacionada à Ayahuasca”. No site do retiro, os pacotes incluem uma “Dieta de Medicina Vegetal de 10 Dias”, que promete limpeza corporal e clareza mental.
A programação dos participantes inclui uma oferenda à Pachamama – Mãe Terra – e um regime alimentar rigoroso, com comidas simples como peixes, vegetais, frutas e grãos. O site ressalta que o processo pode ser desafiador e exige sacrifícios, mas nega riscos à saúde quando seguido conforme orientação.
Comoção e campanha de apoio
A morte de Maureen gerou comoção entre amigos e familiares. Uma página no GoFundMe foi criada para ajudar a família neste momento difícil. Do Ver-o-Fato, com informações do extra.globo.com