Uma mulher com a condição rara de dois úteros deu à luz gêmeos, um em cada útero, em um hospital da China, um caso considerado “uma em um milhão” por autoridades de saúde e a mídia local. Identificada apenas pelo sobrenome Li, a mãe deu à luz um menino e uma menina por cesariana no Hospital Popular de Xi’an, na província de Shaanxi, no mês passado.
Segundo o hospital, Li nasceu com uma condição chamada útero didelfo, na qual a mulher desenvolve dois úteros e dois colos do útero. Esta condição afeta apenas uma em cada 2.000 mulheres, tornando o caso extremamente raro, principalmente pelo fato de que os gêmeos foram concebidos naturalmente em úteros separados. “É muito incomum que gestações desse tipo se desenvolvam até o termo”, afirmou a instituição em sua página oficial na rede social Weibo, no dia 18 de setembro.
Li descobriu a condição durante um ultrassom, quando também soube que estava esperando dois bebês. A gravidez foi acompanhada de perto devido aos riscos, especialmente porque Li já havia sofrido um aborto espontâneo anteriormente. O menino nasceu com 3,1 kg e a menina com 2,2 kg, e tanto a mãe quanto os bebês passam bem após a cesariana.
Com informações de O Tempo e UOL