Desde 1679, os jesuítas vinham cogitando da criação de um seminário em Belém.
Naquela fase, eles já tinham conseguido se instalar no Gram-Pará, havia 27 anos, depois de duas tentativas fracassadas.
Uma delas por terem sido recusados pelos colonos que temiam a monopolização da mão-de-obra indígena pela ordem deles.
O temor deles se concretizou e, por isto, provocou a expulsão da Companhia de Jesus, em 1759, quando a ordem havia enriquecido no Estado Gram-Pará, com a exploração da mão-de-obra disponível em suas missões religiosas.
E, se negava a ceder índios até para o trabalho de demarcações de limites das terras portuguesas na Amazônia.
A atitude arrogante dos religiosos desencadeou contra eles uma perseguição, no novo governo de Portugal, sob domínio do Marquês de Pombal, que levou à morte, na fogueira da Santa Inquisição, o missionário jesuíta Gabriel Malagrida.
Mas estes acontecimentos ainda estavam distantes no tempo, quando surgiu a expectativa pelo aparecimento de uma escola de formação de padres que, certamente, possibilitaria a cidadãos paraenses a integração no ainda poderoso e privilegiado clero português.
Naquele momento, porém, a visão que os religiosos tinham do seminário era somente a de solução para um problema circunstancial, sentido por eles quando cuidavam da educação moral e cristã dos filhos dos colonos brancos.
Um problema que surgia nas casas dos senhores. Pois, para inquietação dos padres, nestas casas, as escravas índias trabalhavam nuas.
Naquela ocasião, nada pode ser feito. O seminário não surgiu.
Todavia, os jesuítas não desistiam facilmente de alcançar seus objetivos.
Quarenta e um anos depois, a ideia foi retomada pelo padre Jacinto de Carvalho, a partir de uma iniciativa do Conselho Ultramarino Português.
Carvalho tinha sido enviado à corte, como frequentemente ocorria, por causa dos conflitos em que se metiam os jesuítas, para dar explicações aos membros do Conselho Ultramarino sobre as atividade da ordem na região.
De lá, ele escreveu, em 18 de março de 1720, para o superior das missões jesuíticas, no Gram-Pará, padre Manuel de Seixas:
“Da missão, dos gentios, dos cristãos, dos trabalhos que padecíamos, de tudo informei a todos, com muita envidação.
E, de modo próprio, sem o pedir, resolveram fazer uma proposta a El Rei para que mandasse fundar um seminário de índios, para o que escrevesse a nosso reverendo padre que mandasse sujeitos para essas missão, para que nos acrescentassem as rendas.
A proposta subiu acima onde esteve até agora, para onde El – Rei a remeteu, mas agora, como a levantou de novo esta junta, espero que mandará fundar o seminário”.
A iniciativa do Conselho Ultramarino, na verdade, não era bem aquela que os jesuítas queriam levar adiante.
Em nenhum momento, eles tinham considerado a ideia de fundar um seminário onde índios pudessem estudar.
Padre Jacinto de Carvalho, no entanto, deixou que a iniciativa do conselho tivesse curso, limitando-se somente a ironizá-la na carta ao superior da missão.
Ele escreveu, com a soberba do colonizador português:
“Bem sei que todos se hão de rir de intentar querer criar índios para sacerdotes. Mas estes seminário, quando se faça, sempre é para crédito da Companhia.
E, quando os índios não sirvam para sacerdote, servirão para catequizar e criar-se-ão de forma que os brancos não zombem deles”.
Nem, porém, aquela iniciativa do conselho ultramarino transformou em realidade a vontade dos jesuítas de verem surgir um seminário em Belém.
Embora ela fosse “generosa e clarividente para formação da juventude e do clero oriundo da própria terra”, como a avaliou o padre Serafim Leite, em sua obra “História da Companhia de Jesus no Brasil”.
Aquela ideia não se transformou, então, em realidade, mas não morreu.
Vinte e nove anos depois, em 1749, o seminário foi aberto.
O mérito coube a Gabriel Malagrida, um religioso que percorria os povoados como um pregador asceta.
E, que iria se tornar a mais patética figura da História da Companhia de Jesus, no Gram-Pará, com sua condenação à morte, pela Santa Inquisição, no ultimo momento da ordem, na região.
Nóbrega, Gusmão e Malagrida
Os jesuítas tinham sido precursores na criação dos seminários, enquanto sistema de educação dos candidatos ao sacerdócio.
O surgimento das primeiras destas escolas religiosas, no Brasil, se deu por esforço do missionário Manuel de Nóbrega.
A Igreja Católica as oficialiou no Concílio de Trento, ocorrido entre os anos de 1.545 e 1.563, como informa Serafim Leite, no seu livro.
Depois de Nóbrega, um outro jesuíta, Alexandre de Gusmão implantou, na aldeia baiana Belém de Cachoeira, o primeiro seminário em regime de internato do Brasil.
Por isto, Nóbrega, Gusmão e Malagrida são colocados pelos historiadores entre os grandes difusores dos estabelecimentos de formação do clero breasileiro.
Malagrida porque não se deteve a Belém, no seu esforço de colaborar na formação de padres.
Para fazer o seminário existir na capital do Gram-Pará, Malagrida teve de conviver com dois outros personagens do ato final do drama dos jesuíta no Gram-Pará.
Um, protagonista deste drama, como o próprio padre, o governador do Gram-Pará Mendonça Furtado, meio irmão do poderosissimo Secretário de Negócios Estrangeiros e de Guerra, do Reino de Portugal, Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal.
A ele seria atribuída a grande influência sofrida pelo rei dom José I que fez o governo de Portugal mudar a forma como vinha tratando os religiosos do Gram-Pará.
O outro, personagem secundário, o terceiro bispo do Gram-Pará, frei Miguel de Bulhões.
Com o bispo, o convívio de Malagrida nunca foi fácil.
Por causa de sua antiga pendenga com a Companhia de Jesus, o bispo fez o que pode para dificultar a instalação do seminário, valendo-se da antiga determinação dada pelo Concílho de Trento no sentido de que as escolas de formação de padres ficassem sob a jurisdição dos bispados.
Malagrida, porém, conseguiu demover os bispos de suas intransigências.
Conta Serafim Leite que o padre apelou para o religioso Aleixo Antônio, muito estimado pelo bispo.
E que, graças a intervenção dele, “Bulhões desceu-se algum tanto de sua exigências”.
Malagrida, em seguida, angariou no povoado 4.431$081 réis e obteve do rei um complemento anual de 200 mil réis para o seminário.
Ele, comprou, então, as primeiras casas onde ele iria funcionar, na Rua do Açougue, atual Gaspar Viana, próximas do Convento de Santo Antônio, no bairro de Campina.
Ali, no dia 16 de junho de 1749, o bispo Bulhões, depois de obstacularizar o seu surgimento, iria presidir as festividades da fundação do seminário.
Num final de tarde, seguido por muitas pessoas, o prelado se dirigiu à igreja de Santo Alexandre, pertencente ao conjunto arquitetônico do Colégio dos Jesuítas, onde seria construído o prédio do atual Museu de Arte Sacra do Pará.
E, lá, sentado num trono pomposamente ornamentado, ao redor do qual ficaram os jovens já inscritos como alunos do seminário, comandou as solenidades.
Malagrida, na ocasião em tom pungente, dissertou sobre a conhecida frase de Jesus “Deixai vir a mim as criançinhas”, relacionando-a com o seminário.
Depois, todos os presentes foram, em procissão, para a nova casa de formação católica, no bairro da Campinas.
Chegados lá, os semináristas se ajoelharam diante da estátua da Santa Virgem e cantaram em duas vozes ou “Salve Regina”.
O traje dos semináristas, nas cerimônias religiosas de Belém, passou a ser uma beca azul, cujas mangas tinham suas extremidades mais trabalhadas, e, estola vermelha.
No seminário vieram a estudar, em média, na época, entre 30 e 40 alunos.
No meio deles havia tanto quem já optara pela vida sacerdotal, com quem, quanto pudesse a vir ainda a optar, também, buscava, em principio, apenas formação religiosa e escolar.
Funcionando, portanto, em parte, como uma espécie de colégio-interno, o seminário estava apto a atender os filhos dos moradores dispersos por sítios do interior da região.
O bispo e o governador do Gram-Pará
Estes moradores, antes da criação do seminário, se quisessem educar seus filhos, em Belém, tinham de pagar para que servos os acompanhassem, pescassem e cozinhassem para eles.
Além disto, tinham ainda de enviar de seus sítio, frutas, farinha, e outros víveres.
Nos primeiros anos de funcionamento daquela escola religiosa, ao contrário do bispo que logo mostrou má-vontade a Malagrida, o governador Mendonça Furtado parecia amistoso.
Ele chegou à colônia no dia 26 de junho de 1751, trazendo consigo uma imagem de Nossa Senhora das Missões, igual a que Malagrida sempre carregava consigo.
E, fez questão de levá-la até o Colégio dos Jesuítas, acompanhado de outras autoridades do Estado.
A imagem passaria a ornamentar o seminário, junto com objetos de prata, e, um painel de Nossa Senhora da Conceição que media um metro e 76 centímetros de comprimento.
Com o êxito obtido por Malagrida, em Belém, naquele ano em que ele conviveu amigavelmente com Mendonça Furtado, a corte portuguesa concedeu-lhe um alvará que lhe permitia inaugurar outros seminário, em qualquer parte da América.
O alvará dizia que dom José I, “em razão dos dízimos que cobra”, se sentia na obrigação de levantar um seminário em cada diocese do Brasil.
O rei oferecia, para isso, facilidades fiscais, independentemente do fato de que outros estabelecimentos de ensino semelhantes pudessem, surgir, sem tais facilidades.
Com aquela autoridade dada pelo alvará real, Malagrida mostrou-se incansável.
Depois do seminário do Gram-Pará, ele implantou outros no Maranhão, na Paraíba, e, na Bahia, onde ainda deixou um dos dois recolhimentos para mulheres criados por ele.
Em Belém, por 10 anos, o seminário permaneceria naquelas casas do bairro de Campina.
Depois, suas casas se deterioraram e passaram a exigir consertos.
Neste momento, no mundo, ocorria transformações rápidas e radicais que mudaram o rumo do governo de Portugal.
E abalaram o poder exercido pela ordem dos jesuítas.
Levando-a à expulsão do Gram-Pará.
O seminário já tinha sido transferido para outras casas, situadas defronte a uma das faces da quadra ocupada pelo conjunto arquitetônico dos jesuítas, formado pela Igreja de Santo Alexandre e pelo Colégio Jesuítico, diante da Igreja da Sé.
A face do conjunto arquitetônico, na Rua Padre Champagnat voltada para o Largo do Palácio.
E ali ele esteve até os jesuítas saírem da região, pouco mais de um ano depois.
Uma destas casas, um sobrado, havia sido construído pela Companhia de Jesus.
Tinha seis salas, cada uma com perto de 7 metros de largura, três no andar térreo, três no superior.
Em cada andar, além da sequência das salas, havia somente um cubículo.
Outras duas salas no térreo, os jesuítas começaram a construir, mas não tiveram tempo de concluí-las.
Pegadas ao sobrados, havia duas casas, doadas pelo morador Antônio da Costa, com três salas maiores.
Numa funcionava o refeitório, em outra, a dispensa, e, na terceira, o setor administrativo do seminário.
As casas dispunham de quintais, com árvores frutíferas e poço.
Malagrida, como todos os jesuítas do império português, já estava sendo atingido pelas bordas do ciclone político-social em ação na Europa, depois que ele chegou a Portugal, e, em seguida, ao Gram-Pará, mudando o humor e a disposição dos governantes em relação aos religiosos dos colônias.
Ele quis fundar um outro seminário, em Cametá, o governador, antes amistoso, o impediu.
O alvará dado a ele pelo rei perdera sua força.
O padre quis, então, instalar em Belém um recolhimento de moças, como os outros dois que criara fora do Gram-Pará.
Foi a vez do bispo detê-lo.
Para piorar sua situação pessoal, Malagrida, quando cuidava de outro empreendimento fora do Gram-Pará, a fundação de um seminário, no Rio de Janeiro, foi chamado para Portugal, pela piedosa rainha-mãe, amiga dele.
Ela estava doente e pediu que ele fosse assisti-la.
Malagrida viajou para Lisboa. Quando já estava lá, a rainha morreu.
E, ele ficou inteiramente entregue à sanha dos inimigos da Companhia de Jesus.
(Ilustração: Fachada do seminário, já no conjunto arquitetônico jesuítico de Belém)
The Jesuit Martyr Who Laid the Foundations
for the Training of Priests in Belém
As early as 1679, the Jesuits had begun considering the establishment of a seminary in Belém.
By then, they had been settled in Grão-Pará for twenty-seven years, following two unsuccessful attempts. One of those failures resulted from the opposition of the colonists, who feared that the order would monopolize Indigenous labor.
Their fears eventually proved justified. This was one of the reasons behind the expulsion of the Society of Jesus in 1759, after the order had amassed considerable wealth in the State of Grão-Pará through the exploitation of the labor available in its religious missions.
The Jesuits also refused to provide Indigenous workers even for the demarcation of Portuguese territorial boundaries in the Amazon.
This arrogant stance provoked a campaign against the order under Portugal’s new government, led by the Marquis of Pombal. The persecution culminated in the execution of the Jesuit missionary Gabriel Malagrida, who was burned at the stake by the Holy Inquisition.
These events, however, still lay in the future when hopes first arose for the creation of a school to train priests. Such an institution would undoubtedly have enabled native-born citizens of Pará to join the still-powerful and privileged Portuguese clergy.
At that time, however, the Jesuits viewed the proposed seminary merely as a solution to a practical problem they encountered while providing the moral and Christian education of the sons of white settlers.
The problem originated within the households of the colonists. To the priests’ dismay, Indigenous female slaves worked there unclothed.
Nothing came of the proposal at that time, and the seminary was not established.
The Jesuits, however, were not easily discouraged from pursuing their objectives.
Forty-one years later, the idea resurfaced through Father Jacinto de Carvalho, following an initiative by the Portuguese Overseas Council.
Carvalho had been sent to the royal court—as frequently happened because of the disputes involving the Jesuits—to explain the activities of the order in the region before the members of the Overseas Council.
From Lisbon, on March 18, 1720, he wrote to Father Manuel de Seixas, Superior of the Jesuit missions in Grão-Pará:
“I informed everyone, with great diligence, about the mission, the Indigenous peoples, the Christians, the hardships we endured—indeed, about everything.
On their own initiative, without any request from us, they resolved to submit a proposal to His Majesty that he should order the establishment of a seminary for Indians. They also proposed that I should write to our Reverend Father requesting that he send more members to these missions so that our revenues might be increased.
The proposal was forwarded to a higher authority, where it has remained until now, having been referred there by His Majesty. But since this council has raised the matter once again, I hope that he will order the seminary to be founded.”
In reality, the Overseas Council’s proposal was not the kind of initiative the Jesuits themselves had envisioned.
At no point had they considered founding a seminary in which Indigenous people would receive formal education.
Father Jacinto de Carvalho nevertheless allowed the council’s proposal to proceed, limiting himself to mocking the idea in his letter to the mission’s superior.
With the arrogance typical of a Portuguese colonizer, he wrote:
“I know very well that everyone will laugh at the attempt to educate Indians for the priesthood. But if such a seminary is established, it will at least bring prestige to the Society.
And even if the Indians are not suited to become priests, they will be useful for catechizing others and will be brought up in such a way that the whites will no longer mock them.”
Yet even the Overseas Council’s initiative failed to fulfill the Jesuits’ long-held ambition of establishing a seminary in Belém.
This was despite the fact that Father Serafim Leite, in his History of the Society of Jesus in Brazil, described the proposal as “generous and farsighted in promoting the education of the youth and a clergy drawn from the land itself.”
The idea therefore did not become reality at that time, but neither did it disappear.
Twenty-nine years later, in 1749, the seminary finally opened.
The achievement was due to Gabriel Malagrida, a missionary who traveled through settlements as an ascetic preacher.
He would later become the most tragic figure in the history of the Society of Jesus in Grão-Pará, condemned to death by the Holy Inquisition during the final chapter of the order’s presence in the region.
Nóbrega, Gusmão, and Malagrida
The Jesuits were pioneers in establishing seminaries as a system for educating candidates for the priesthood.
The first of these religious schools in Brazil emerged through the efforts of the missionary Manuel da Nóbrega.
The Catholic Church formally endorsed seminaries during the Council of Trent, held between 1545 and 1563, as noted by Father Serafim Leite in his book.
After Nóbrega, another Jesuit, Alexandre de Gusmão, founded Brazil’s first boarding seminary in the village of Belém de Cachoeira, in the state of Bahia.
For this reason, historians regard Nóbrega, Gusmão, and Malagrida as three of the principal pioneers in the development of institutions for the education of the Brazilian clergy.
Malagrida earned this distinction because his commitment to priestly formation extended well beyond Belém.
To establish the seminary in the capital of Grão-Pará, Malagrida had to deal with two other central figures in the final chapter of the Jesuits’ history in the region.
The first was one of the leading protagonists of this drama, alongside the priest himself: Francisco Xavier de Mendonça Furtado, Governor of Grão-Pará and half-brother of Sebastião José de Carvalho e Melo, the Marquis of Pombal, the immensely powerful Portuguese Secretary of State for Foreign Affairs and War.
Pombal was widely credited with exerting decisive influence over King José I, leading the Portuguese government to change its long-standing policy toward the Jesuits in Grão-Pará.
The second figure, although less prominent, was Frei Miguel de Bulhões, the third Bishop of Grão-Pará.
Malagrida’s relationship with the bishop was never an easy one.
Because of his long-standing disagreements with the Society of Jesus, Bishop Bulhões did everything within his power to delay the establishment of the seminary. He relied on the decree issued by the Council of Trent that placed seminaries under the jurisdiction of the diocesan bishops.
Malagrida, however, eventually succeeded in softening the bishop’s resistance.
According to Father Serafim Leite, the Jesuit sought the assistance of Father Aleixo Antônio, a clergyman greatly respected by Bishop Bulhões.
Thanks to his intervention, “Bulhões somewhat relaxed his demands.”
Malagrida then raised 4,431,081 réis from local donations and secured an annual royal subsidy of 200,000 réis for the seminary.
He subsequently purchased the first houses in which the institution would operate on Rua do Açougue—today’s Gaspar Viana Street—near the Convent of Santo Antônio, in the Campina district.
There, on June 16, 1749, Bishop Bulhões—after having tried to prevent the institution from being established—presided over the ceremonies marking the foundation of the seminary.
Late that afternoon, followed by a large crowd, the bishop proceeded to the Church of Santo Alexandre, part of the Jesuit College complex, where the present-day Museum of Sacred Art of Pará would later be established.
Seated on a richly decorated throne and surrounded by the young men already enrolled as seminarians, he officiated over the ceremonies.
During the celebration, Malagrida delivered an emotional sermon on Christ’s well-known words, “Let the little children come to me,” relating them to the mission of the seminary.
Afterward, all those present formed a procession to the new institution in the Campina district.
Upon their arrival, the seminarians knelt before a statue of the Blessed Virgin and sang the Salve Regina in two-part harmony.
For religious ceremonies in Belém, the seminarians adopted a distinctive attire consisting of a blue academic robe with elaborately finished sleeves and a red stole.
The seminary enrolled an average of thirty to forty students during that period.
Some had already decided to pursue the priesthood, while others sought primarily a religious and academic education and might later choose an ecclesiastical vocation.
Thus, functioning in part as a boarding school, the seminary was also able to accommodate the sons of families living on isolated estates and settlements throughout the interior of the region.
The Bishop and the Governor of Grão-Pará
Before the seminary was established, families living in the interior who wished to educate their sons in Belém had to pay for servants to accompany them, fish for them, and prepare their meals.
In addition, they had to send supplies from their estates, including fruit, manioc flour, and other foodstuffs.
During the first years of the seminary’s operation, unlike the bishop, who soon displayed hostility toward Malagrida, Governor Mendonça Furtado initially appeared friendly and supportive.
He arrived in the colony on June 26, 1751, bringing with him a statue of Our Lady of the Missions, identical to the one that Malagrida always carried during his travels.
Accompanied by other officials of the State, the governor personally escorted the image to the Jesuit College.
The statue was placed in the seminary alongside silver liturgical objects and a painting of Our Lady of the Immaculate Conception, measuring approximately 1.76 meters (5 feet 9 inches) in length.
Following Malagrida’s success in Belém during the year in which he maintained cordial relations with Mendonça Furtado, the Portuguese Crown granted him a royal charter authorizing him to establish additional seminaries anywhere in Portuguese America.
The charter declared that King José I, “by reason of the tithes he collects,” considered it his duty to establish a seminary in every diocese of Brazil.
To encourage this objective, the Crown granted tax privileges, regardless of whether similar educational institutions might later be founded without such incentives.
Empowered by the royal charter, Malagrida proved tireless.
After founding the seminary in Grão-Pará, he established others in Maranhão, Paraíba, and Bahia, where he also created one of the two women’s religious houses that he founded during his lifetime.
In Belém, the seminary remained in its original buildings in the Campina district for ten years.
Eventually, however, the structures deteriorated and required extensive repairs.
At the same time, the world was undergoing rapid and profound transformations that altered the course of the Portuguese government.
These changes also weakened the influence of the Society of Jesus, ultimately leading to its expulsion from Grão-Pará.
By then, the seminary had been transferred to another group of buildings located opposite one side of the Jesuit architectural complex, formed by the Church of Santo Alexandre and the Jesuit College, facing the Cathedral of Belém.
The buildings stood on what is now Padre Champagnat Street, overlooking Largo do Palácio.
The seminary remained there until the Jesuits left the region a little more than a year later.
One of these buildings was a two-story townhouse constructed by the Society of Jesus.
It contained six large rooms—three on the ground floor and three on the upper floor—each measuring nearly seven meters (about twenty-three feet) in width.
Apart from this sequence of rooms, each floor contained only a small chamber.
The Jesuits had also begun building two additional rooms on the ground floor but were unable to complete them before their departure.
Attached to the townhouse were two other houses donated by the resident Antônio da Costa.
Together they contained three spacious rooms.
One served as the dining hall, another as the pantry, and the third housed the seminary’s administrative offices.
The properties also included courtyards planted with fruit trees and supplied with wells.
Like all the Jesuits throughout the Portuguese Empire, Malagrida was already being swept into the political and social upheaval that was transforming Europe.
After his arrival in Portugal and later in Grão-Pará, the changing political climate profoundly altered the attitude of the Portuguese authorities toward the religious orders in the colonies.
When Malagrida sought to establish another seminary in Cametá, the once-friendly governor prevented him from doing so.
The royal charter that had empowered him had effectively lost its force.
Malagrida then attempted to establish a residence for young women in Belém, similar to the two he had founded elsewhere outside Grão-Pará.
This time it was the bishop who blocked the initiative.
To make matters worse, while overseeing the foundation of another seminary in Rio de Janeiro, Malagrida was summoned back to Portugal by the devout Queen Mother, who was both his friend and patron.
Seriously ill, she requested his presence at her bedside.
Malagrida traveled to Lisbon.
By the time he arrived, however, the Queen Mother had died.
He was then left entirely at the mercy of the enemies of the Society of Jesus.
(Illustration: Facade of the seminary, part of the Jesuit architectural complex in Belém)















