O ex-senador Mário Couto, candidato do PRTB à Prefeitura de Belém, disse, em entrevista ontem, durante o programa Ver-o-Fato Entrevista – Eleições 2020, que caso seja eleito, vai procurar apoio do presidente Jair Bolsonaro e o do vice-presidente, general Hamilton Mourão, para “trazer muito dinheiro” para investir nos projetos que Belém necessita.
“O presidente Bolsonaro sabe que eu combatia a corrupção no Senado e que o dinheiro que ele mandar para Belém vai ser rigorosamente bem aplicado para o bem-estar do povo, pois quando não tem corrupção sobra dinheiro e, na minha administração, corrupto vai para a cadeia”, garantiu.
Adversário visceral do governador Hélder Barbalho e do pai, senador Jáder Barbalho, ambos do MDB, a quem acusa de tê-lo retirado da disputa nas últimas eleições para o senado, Mário Couto descartou qualquer aproximação com o governo do estado em busca de recursos para investir na capital.
Segundo ele, sua gestão vai ser de qualidade, portanto, médico vai ter qualidade e vai ser bem pago, assim como as enfermeiras e os demais profissionais. O candidato disse que com o dinheiro do governo federal pretende construir mais quatro hospitais na capital, com padrão comparado aos hospitais administrados pelo grupo Albert Einstein, que ele conheceu em São Paulo, onde esteve internado para tratar da Covid-19.
Mário Couto também prometeu implantar a “Prefeitura nos Bairros”, para ver de perto os problemas diários enfrentados pela população belenense, pois “não é pinguim para ficar no frio”, explicando que não pretende governar dentro do gabinete do prefeito. “Eu conheço as baixadas de Belém, porque eu fiz obras sociais comunitárias, conheço os comunitários e então nós vamos discutir saneamento, educação, vamos construir creches, a Casa do Idoso, enfim, vamos sair do gabinete para ouvir o povo”, salientou.
Segundo ele, uma de suas metas é construir uma creche em cada bairro, todas equipadas para cuidar do aprendizado das crianças, implantando o ensino da cultura paraense, como os cordões de pássaros, quadrilhas juninas, entre outros, mas também oferecendo a prática de balé. Para que as crianças fiquem “parrudas”, ele disse que nas creches haverá atendimento de saúde para que possam se desenvolver adequadamente, inclusive com exames para eliminar verminoses, além da Farmácia da Crianças, que atenderá as necessidades em casos de tratamentos.
Segundo ele, na sua gestão Belém vai ter uma boa Guarda municipal, cuidando bem da população. Porque hoje “tem guarda municipal fazendo segurança de político, e isso vai acabar”. Para ele, Guarda Municipal tem que ser bem remunerado, porque senão “vira corrupto”, por isso ele disse que vai pagar bem para poder cobrar responsabilidade e um trabalho de qualidade, pois não interessa a quantidade de guardas, mas sim a qualidade.
O ex-senador disse, em relação ao trânsito, caótico, que pretende construir elevados nos principais cruzamentos da cidade com grande fluxo de veículos, para desafogar o tráfego. Também prometeu criar a Guarda de Transito de Belém, “pois temos que moralizar o trânsito de Belém, que mata muito mais que em grandes capitais”.
Ele disse que vai implantar linhas fluviais, inclusive para Mosqueiro e para todas as ilhas, resgatando os hábitos antigos da população de Belém, com embarcações de qualidade, oferecendo serviços de qualidade para atrair turistas.
Sobre o transporte coletivo, ele explicou que, desde que se entende, os ônibus são os mesmos que trafegam em Belém. “Ônibus velhos, com preço das passagens lá em cima. Há quantos anos essas concessões de linhas estão nas mãos dos mesmos empresários? Há quantos anos esses empresários ganham dinheiro à custa da nossa população? Isso é uma afronta, uma bandalheira e tem que acabar, doa a quem doer. Já mandei recado para os empresários: eu não tenho medo, eu faço, eu tenho coragem”, afirmou.
Ao assumir, disse que vai cassar as concessões dos empresários que não se adequarem às determinações do prefeito e que vai licitar 50 ônibus elétricos, com ar condicionado e câmera de segurança e vai avisar os empresários de que o preço da Prefeitura é R$ 2,00. “Ou vocês baixam o preço, coloquem ar condicionado e câmera de segurança ou estão fora do trânsito de Belém. É isso que nós vamos fazer”, completou.
Mário Couto também prometeu isentar do pagamento do IPTU os proprietários de imóveis que tenham mais de 60 anos, cobrando a diferença dos mais proprietários mais ricos.
Discussion about this post