Nesta sexta-feira, 10, a Marinha e a Polícia Federal interceptaram e apresaram, a 363 quilômetros da costa de Salvador (BA), um navio-veleiro com mais de 2 toneladas de haxixe, de acordo com estimativas da PF. Foram presos quatro tripulantes.
O veleiro “KIEL” com a maconha apreendida está sendo rebocado até a Base Naval de Aratu, em Salvador, com atracação prevista para domingo, 12, de acordo com a Marinha.
Paraná
Também nesta sexta-feira, 10, durante a madrugada, a Marinha participou de uma ação coordenada junto ao Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal e o Exército, que resultou na apreensão de 165 kg de maconha no rio Paraná´, na altura de Foz do Iguaçu. A Marinha ocupou o lago de Itaipu, forçando os criminosos a escoarem a droga pelo rio Paraná, onde estavam o Exército e da Polícia Federal.
Desde 1.° de novembro, a Marinha ampliou sua presença em articulação com a Polícia Federal na Baía de Guanabara (RJ), Baía de Sepetiba (RJ), nos acessos marítimos ao Porto de Santos (SP) e no Lago de Itaipu (na fronteira entre o Brasil e o Paraguai).
Essa é a segunda maior apreensão de haxixe no mar brasileiro. Em 2021, o Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” apreendeu 4,3 toneladas da droga, também a cerca de 360 km da costa, na altura de Recife.
Outras apreensões recentes
Em setembro deste ano, outra ação da MB e a PF resultou na apreensão de 3,6 toneladas de cocaína, na costa do estado de Pernambuco. Essa foi a maior apreensão desse entorpecente, realizada no mar brasileiro. A ação representou um esforço conjunto das forças de segurança e fiscalização para combater os crimes transfronteiriços e ambientais.
Durante a ação, um Navio-Patrulha de 500 toneladas, da MB, que transportava os agentes da PF, abordou a embarcação “Palmares 1”, na costa de Recife. No momento da abordagem, havia cinco tripulantes na embarcação, que tinha como destino a África. Fontes: AE e Correio 24 Horas.