O caso chocante de uma mulher francesa que foi drogada e estuprada por desconhecidos durante quase uma década foi revelado durante um julgamento em Avignon nesta terça-feira (5). O acusado, seu próprio esposo, Dominique P., de 71 anos, está sendo julgado junto com outros 51 homens, dos quais 18 estão em prisão preventiva. De acordo com a acusação, Dominique comprou 450 pílulas para dormir em um período de um ano, facilitando os abusos contra Gisele P., de 68 anos, entre 2011 e 2020.
As investigações começaram quando Dominique foi flagrado filmando por baixo das saias de mulheres em um supermercado. A descoberta levou os investigadores a encontrarem milhares de fotos e vídeos da esposa sendo abusada sexualmente por homens que ele recrutava em um fórum online chamado “Without her knowledge” (Sem o conhecimento dela), hospedado no site coco.gg, que foi fechado pela Justiça francesa em junho do ano passado.
Segundo a acusação, Dominique alegou que participava “ocasionalmente” do fórum, negando ser um participante regular. No entanto, os investigadores encontraram várias conversas em que ele se referia ao termo “estupro” e detalhava como administrava pílulas para dormir à esposa para envolvê-la em atos que ela não consentiria conscientemente. A polícia também localizou centenas de fotos e vídeos da vítima visivelmente inconsciente em posições vulneráveis, muitas vezes em posição fetal. As imagens documentam dezenas de estupros que teriam ocorrido na residência do casal, em Mazan, uma vila no sul da França.
Tomada pela emoção, a filha do casal deixou temporariamente o tribunal durante o julgamento. Gisele P., por sua vez, manteve-se calma e reservada durante toda a sessão, enquanto o julgamento se estenderá até o dia 20 de dezembro. Gisele, que iniciou o processo de divórcio, enfrentará a difícil tarefa de reviver os abusos que sofreu ao longo dos anos.
Diversidade de acusados
Entre os 51 acusados, há homens de diversas profissões, como bombeiro, artesão, enfermeiro, funcionário prisional, jornalista e eletricistas. Esses homens, solteiros, casados e divorciados, podem pegar até 20 anos de prisão. “Não existe um perfil típico de estuprador. O estuprador é um homem qualquer”, afirmou Véronique Le Goaziou, pesquisadora especializada em violência sexual do Laboratoire Méditerranéen de Sociologie, em entrevista à AFP antes do julgamento.
A maioria dos acusados teria visitado a casa de Dominique apenas uma vez, enquanto outros dez teriam comparecido várias vezes, passando até seis noites em alguns casos. Segundo a acusação, o marido não exigia pagamento dos agressores, que alegam ter acreditado estar participando das fantasias de um casal liberal. No entanto, Dominique admitiu que “todos sabiam” que sua esposa estava dopada sem seu consentimento.
Especialistas apontam que os acusados não apresentam patologias psicológicas significativas, mas demonstram um sentimento de “onipotência” sobre o corpo feminino. Para a acusação, cada participante “dispunha de seu livre-arbítrio” e poderia ter “ido embora” ao perceber a gravidade da situação. Os investigadores identificaram 92 estupros a partir de 2011, com a maioria ocorrendo após o casal se mudar para Mazan em 2013, até 2020.
Mais implicações
Gisele P. descobriu os abusos em 2020, quando seu marido foi preso após ser flagrado filmando por debaixo de saias em um centro comercial. “Ela viverá pela primeira vez, de forma retrospectiva, os estupros que sofreu durante dez anos”, afirmou Antoine Camus, advogado de Gisele e de seus três filhos e cinco netos. Gisele não tem nenhuma lembrança dos abusos devido ao uso das drogas administradas pelo marido.
Além deste caso, Dominique P. foi implicado em outros dois crimes após sua prisão: o assassinato com estupro de uma mulher em Paris, em 1991, que ele nega, e uma tentativa de estupro em 1999, que ele admitiu após a identificação de seu DNA.
Do ver-o-fato, com informações do oglobo.globo.com















