Estreia do primeiro curta-metragem do crítico de cinema Cauby Monteiro
Cinéfilo, cineclubista, cineasta amador e atualmente responsável pelo Maldita Cineclube, no Cine Líbero Luxardo, Cauby Monteiro é um colaborador recorrente de alguns cineclubes da cidade, como o Cine CCBEU e até mesmo fora do país, como o Lucky Star, situado a cidade de Braga em Portugal. Toda essa vivencia por trás de cineclubes está estampada em seu curta de estreia, Uma Tarde na Cinemateca, que com muito apuro, apresenta a rotina dessa atividade.
O projeto nasceu de seu trabalho de conclusão de curso defendido em 2016, na Faculdade de Artes do Paraná enquanto cursava Bacharelado em Cinema e Vídeo, Cauby explica o hiato para o lançamento:
“era um filme que só agora encontra a sua melhor e definitiva forma. Esse filme, com suas forças e fraquezas, com o seu aprendizado que me proporcionou, com as experiências que me entregou”.
Produzido pela Asilo Febril, fundada em 2015 e com sede no Paraná, a produtora independente faz a ponte entre a cinefilia que produz criticas, cineclubes e debates sobre cinema, para a realização cinematográfica. Em 2018 lançou o thriller Esperando Magrão (dirigido por Fernando Costa) e o slasher O Capiau contra o Diabo (dirigido por Christofer Pallu e Fernando Iolla). Naquele ano também rodou seu novo longa-metragem, O Prisioneiro (dirigido por Fernando Costa), hoje em finalização.
No canal da produtora podemos encontrar uma conversa sobre a produção.
Uma Tarde na Cinemateca | 2020 | Brasil | 28 min
Sinopse: O péssimo dia de um cineclubista na Cinemateca de Curitiba. Uma estranha que se projeta na tela muda seu rumo.
Elenco: Cauby Monteiro, Beatriz Tomilhero Rosa, Erick Moro, Miguel Haoni, Eduardo Savella, Fernando Costa, Guilherme Daldin e Heloisa Reitenbach.
Equipe: Cauby Monteiro (diretor/produtor/escritor) Giovanni Comodo (produtor/diretor de arte) Matheus Kerniski (escritor/diretor assistente) Erick Moro (diretor assistente) Lucas Kosinski (diretor de fotografia) Eduardo Savella (assistente de fotografia) Fernando Costa (assistente de fotografia) Pedro Favaro (som direto) Alexandre Magno (assistente de som) Christofer Pallu (editor/colorista/desenho de som/mix) Ludwig van Beethoven (música)