Em decisão na última quinta-feira (22), a Justiça Eleitoral impugnou e suspendeu mais uma pesquisa eleitoral amplamente divulgada pelos apoiadores do candidato a prefeito de Capanema, Claudionor Moreira (PP) nas redes sociais.
A pesquisa do Instituto MB Braga não indicou os bairros abrangidos pela pesquisa. As áreas físicas de realização das pesquisas é algo exigido até cinco dias antes da divulgação.
Ainda segundo decisão da Justiça, está proibido divulgar os resultados da pesquisa irregular suspensa, sob pena de multa diária de R$1.000,00 (mil reais), limitada ao valor máximo de R$100.000,00 (cem mil reais).
No último dia 16, o juiz eleitoral da 25ª zona, Alan Rodrigo Campos Meireles, já havia impugnado uma pesquisa eleitoral do Instituto Exata, divulgada pelo próprio Claudionor em suas redes sociais e na Rádio Jade FM, ligada a seu grupo empresarial.
Na última eleição que disputou como candidato a prefeito de Capanema em 2012, Claudionor já havia divulgado através de um jornal impresso que foi distribuído de forma gratuita, um cenário favorável a si e que não se confirmou nas urnas menos de uma semana depois, mostrando uma clara tentativa de manipular a opinião pública.
A equipe de reportagem do Portal Ver-o-Fato entrou em contato com a direção do Instituto MB Braga, porém não obteve sucesso. O espaço segue aberto para a defesa.