O Ver-o-Fato mostrou ontem que os moradores do Residencial Quinta dos Paricás, localizado no Distrito de Icoaraci, em Belém, realizaram uma manifestação que interditou a estrada do Maracacuera, porque estavam a mais de 24 horas sem água nas torneiras. A água teria voltado bem fraquinha pela noite, mas tornou a faltar nesta quarta-feira, 22.
Os moradores relatam diversos transtornos e até perda de um dia de trabalho por conta do problema que teria iniciado na madrugada de segunda-feira, 20. Um caminhão pipa foi ao local para tentar atenuar o problema, mas os moradores relatam que não é o bastante.
Uma das moradoras da comunidade enviou um relato ao Ver-o-Fato dizendo: “estamos numa situação crítica, nem todo mundo tem condições de comprar água mineral para o uso, esse carro pipa não é suficiente, pois tem idosos, crianças e pessoas com deficiência, que não têm condições de carregar baldes de água”. Se a previsão informada se confirmar, os moradores ficarão uma semana água.
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informou que o sistema do residencial apresentou problemas, mas que equipes já estão realizando a manutenção. A Cosanpa deu o prazo de 48 horas para o sistema ser totalmente reestabelecido.
Se este prazo estiver correto, a água deveria voltar hoje. É o que espera a comunidade que não aguenta mais passar pela humilhação de ficar em filas por um balde de água, mesmo morando na região do planeta onde esse líquido é mais abundante, seja nos lagos e rios, nos aquíferos e até no ar e nas nuvens.
Veja alguns vídeos dessa manhã que foram enviados ao Ver-o-Fato: