Dois homens suspeitos de aplicar golpes na venda de pacotes turísticos e passagens aéreas foram presos nesta segunda-feira (10) pela Polícia Civil do Pará. Alvos da Operação Praia Deserta, deflagrada pela Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR/DIOE), Glauber Mafra de Oliveira e Glauco Mafra Lopes já haviam sido detidos em abril deste ano pelos mesmos crimes.
Segundo a polícia, o prejuízo identificado até o momento chega a quase R$ 400 mil. As investigações apontam que os irmãos vendiam viagens e passagens que não eram entregues aos clientes, e também não devolviam os valores pagos.
A prisão de Glauber ocorreu por volta das 10h30, em uma residência no bairro da Marambaia. Ele não ofereceu resistência. Glauco se apresentou espontaneamente na sede da DPTUR, na Estação das Docas, acompanhado de um advogado, e recebeu voz de prisão. Com as detenções, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça.
A nova investigação da DPTUR começou a partir de denúncias de vítimas. Entre os casos está o de uma pessoa que havia contratado um pacote turístico após concluir um tratamento oncológico e perdeu todo o dinheiro investido.
Glauber também já havia sido preso anteriormente pela Delegacia do Consumidor (Decon) por fraudes com o mesmo tipo de atuação.
O caso ganhou destaque nas redes sociais e nos comentários de portais de notícia, onde diversas pessoas relataram terem sido vítimas de golpes semelhantes. Muitos internautas cobraram punição mais rigorosa e alertaram outros consumidores sobre empresas e perfis que oferecem pacotes com preços abaixo do mercado.
A Polícia Civil informou que continua as investigações para identificar outras possíveis vítimas e mapear a extensão do esquema. Quem tiver informações ou suspeitar de ter sido lesado pode procurar a DPTUR.















