Nesta quarta-feira, Milan e Inter de Milão se enfrentam na primeira partida da semifinal da Liga dos Campeões. Essa será a primeira vez em quase 20 anos que os rivais italianos disputam esse clássico, também conhecido como “Derby della Madonnina”, na competição europeia. Nas quatro vezes em que se encontraram na Champions: duas na semifinal de 2002/03, em que os dois empates (0 a 0 e 1 a 1) beneficiaram o Milan; e nas quartas de final de 2004/05, quando o mesmo time ganhou os dois jogos (2 a 0 e 3 a 0).
No Campeonato Italiano, o Napoli já garantiu o título, mas Inter e Milan disputam diretamente uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. A Inter está em quarto lugar, com 63 pontos, dois a mais do que o Milan.
Uma grande dúvida no Milan é se o atacante Rafael Leão, principal destaque do time na temporada, com 13 gols e 11 assistências em 36 jogo estará em condições de jogo. Na terça-feira ele treinou separadamente por causa de uma lesão na coxa direita. Além disso, a equipe deve manter a espinha dorsal que a levou de volta à semifinal da Liga dos Campeões depois de 16 anos.
Já a Inter vem embalada por cinco vitórias consecutivas, incluindo três significativas no Campeonato Italiano e uma na Copa da Itália contra a Juventus. O atacante Lautaro Martínez tem sido destaque, com seis gols em seis jogos.
A Inter terá três desfalques por lesão: o zagueiro Škriniar, o lateral-esquerdo Gosens e o lateral-direito D’Ambrosio. O jogo de volta será na terça-feira da semana que vem, no estádio San Siro. O vencedor deste confronto irá disputar a grande final da Liga dos Campeões, com o vencedor do confronto entre Real Madrid e Manchester City, em Istanbul na Turquia.